Formação inicial e constituição docente no âmbito do Ensino Superior

Autores

  • Evandro Salvador Alves de Oliveira Centro Universitário de Mineiros; Universidade de Uberaba - UNIUBE; Universidade do Minho - UMinho. https://orcid.org/0000-0003-2228-9776
  • Guilherme Sousa Borges Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES
  • Laudinéa Souza Rodrigues UFMT. SEDUC/MT.

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v20i44.1361

Resumo

A profissão docente tem crescido exponencialmente no Brasil ao longo das últimas décadas. E, atrelados a esse crescimento, são observados alguns limites e desafios na formação inicial de professores, em especial no âmbito do Ensino Superior. Nesse sentido, o presente artigo propõe uma discussão teórica acerca da formação inicial de professores. O objetivo é refletir sobre o processo de constituição docente, recuperando referências teóricas sobre a temática. É possível constatar, a partir da literatura revisada, que os docentes chegam ao Ensino Superior por meio de diferentes caminhos e histórias. Singularmente, os professores possuem motivações e razões que os impulsionam a trabalhar com a docência. Compreendeu-se também, que a constituição docente se trata de um aspecto que ocorre durante o percurso da própria carreira docente, e nesse sentido, possui forte relação com a formação inicial. Reconhece-se, ainda, que são vários os fatores que exercem influências nas escolhas e decisões dos profissionais da docência. A escola não deixa de ser um importante exemplo, sobretudo os professores que nela atuam e desempenham ações, pois nos dias atuais, a relação que os docentes estabelecem com a cultura e com o conhecimento refletem em suas práticas.

Biografia do Autor

Evandro Salvador Alves de Oliveira, Centro Universitário de Mineiros; Universidade de Uberaba - UNIUBE; Universidade do Minho - UMinho.

Graduado em Educação Física. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Doutor em Educação pela Universidade de Uberaba. Doutor em Estudos da Criança pela Universidade do Minho (Portugal).

Guilherme Sousa Borges, Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES

Doutorando em Educação pela UFU. Mestre em Educação pela UFG/Jataí. Professor Adjunto do Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES.

Laudinéa Souza Rodrigues, UFMT. SEDUC/MT.

Mestra em Educação pela UFMT - Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu). Professora efetiva da SEDUC/MT.

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Publicado

2020-09-04

Como Citar

Oliveira, E. S. A. de, Borges, G. S., & Rodrigues, L. S. (2020). Formação inicial e constituição docente no âmbito do Ensino Superior. Revista Profissão Docente, 20(44), 01–11. https://doi.org/10.31496/rpd.v20i44.1361

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