Opinião dos discentes de cursos técnicos sobre a aplicação da gamificação: plataforma Kahoot

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v20i44.1369

Resumo

Nos cursos direcionados à educação profissional, a procura por métodos de ensino diversificados propicia a inclusão oportuna da gamificação. Na investigação, a plataforma Kahoot, em sua versão gratuita, foi utilizada nas aulas dos cursos de Desenvolvimento de Sistemas e Administração em duas escolas técnicas públicas do Estado de São Paulo. O artigo aborda, após a aplicação gamificada, como o discente opina sobre o uso da plataforma no seu aprendizado. A questão de pesquisa é identificar se o discente entende relevante ao seu aprendizado o uso da plataforma Kahoot por meio de seus jogos. Na pesquisa, aplicou-se o questionário com o propósito de identificar as opiniões dos discentes quanto ao uso da plataforma. Verificou-se que existe expressiva aceitação do uso da gamificação por intermédio do Kahoot. Ressalta-se, contudo, que o conteúdo e a forma do ensino-aprendizado apresentam ligação direta com a formação e experiência do professor, com a disponibilidade tecnológica, com o programa integrado de disciplinas planejado e, em níveis superiores, com as fundamentações e políticas educacionais. 

Biografia do Autor

Carlos Vital Giordano, Centro Paula Souza.

Carlos Vital Giordano possui graduação em Administração, mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professor da Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP (Pós-graduação e MBA), do Centro Paula Souza (Mestrado, MBA e Graduação) e no mestrado profissional, ligado à Área de Concentração Educação e Trabalho. Participa das Linhas de Pesquisa Gestão e Avaliação e Formação do Formador da Educação Profissional e Tecnológica e Educação Corporativa, atuando nos projetos de pesquisas Práticas da Educação Profissional e Tecnológica e Educação Corporativa e Gestão e avaliação da Educação Profissional e Tecnológica. 

Francis Akemi Nitto Simões, Centro Paula Souza.

Mestre pelo programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Paula Souza. Especialista em Design Instrucional para EaD Virtual pela Universidade Federal de Itajubá - MG. Especialista formada no programa de Formação Especial de Professores do Ensino Profissional pelo Centro Paula Souza. Tecnóloga em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade de Franca. Bacharel em Odontologia pela Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes. Tem experiência na área de docência, com ênfase em Linguagens de Programação. Professora da Escola Técnica Estadual ETEC.

Flávio Lourenço de Carvalho, Centro Paula Souza.

Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza; Licenciado em Pedagogia pela Universidade Paulista (2015) e graduado em Administração - IMENSU (2006). Atualmente é professor e coordenador de curso na área de Gestão e Negócios, dos cursos técnicos de administração e logística da Etec. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Logística.

Referências

BACHA, Maria de Lourdes.; STREHAU, Vivian I.; ROMANO, Ricardo. 2006. Percepção: termo frequente, usos inconsequentes em pesquisa. 30º ENCONTRO DA ANPAD, 2006. Salvador, BA. Anais... Disponível em: http://www.anpad.org.br/diversos/down_zips/10/enanpad2006-mkta-1332.pdf. Acesso em: 18 mai. 2018.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9394/96, 20 de dezembro de 1996.

BUSARELLO, Raul Inácio. Gamification: princípios e estratégias. São Paulo: Pimenta Cultural, 2016.

CORDÃO, Francisco Aparecido; MORAES, Francisco. Educação profissional no Brasil: síntese histórica e perspectivas. São Paulo: Senac, São Paulo, 2017.

CORDER, Gregory W.; FOREMAN, Dale I. Nonparametric statistics. New Jersey: Wiley, 2014.

FLORES, I. A. A afetividade e a aprendizagem. Monografia (Especialização Currículo e Metodologia das Séries Iniciais e Pré-Escola) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 1998.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

MASETTO, Marcos Tarcísio. Mediação, aprendizagem e mediação pedagógica. In: MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2013.

MATTAR, João. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

McCLAVE, James T.; BENSON, P. George; SINCICH, Terry. Estatística para administração e economia. São Paulo: Pearson, 2008.

MORAN, João Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2013.

PINHEIRO, José de Queiroz; GÜNTHER, Hartmurt. Métodos de pesquisa nos estudos pessoa-ambiente. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

REFERÊNCIAS WEBGRÁFICAS

https://kahoot.com/b/

https://kahoot.it/

Downloads

Publicado

2020-09-04

Como Citar

Giordano, C. V., Simões, F. A. N., & Carvalho, F. L. de. (2020). Opinião dos discentes de cursos técnicos sobre a aplicação da gamificação: plataforma Kahoot. Revista Profissão Docente, 20(44), 01–16. https://doi.org/10.31496/rpd.v20i44.1369

Edição

Seção

Artigos