“Dos cadernos amarelos aos arquivos infinitos”: metamorfoses do trabalho docente na cultura digital, pontos e contrapontos na UNIFIMES – GO

Autores

  • Evandro Salvador Alves Oliveira Centro Universitário de Mineiros; Universidade de Uberaba - UNIUBE; Universidade do Minho - UMinho. https://orcid.org/0000-0003-2228-9776

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v20i45.1395

Resumo

O mundo do trabalho tem sido significativamente reorganizado na cultura do capitalismo global e flexível e vem permitindo a construção de um novo modelo de trabalhador. O trabalho, de modo geral, assim como o trabalho docente, em tempos de uma nova era em ascensão – a da cultura digital – tem sido modificado em razão das metamorfoses simultâneas ocorridas nas dimensões da economia, da política e na própria cultura do ser humano. Novas configurações atingem o universo da educação, inclusive o trabalho docente, tema explorado e problematizado nesta tese de doutorado em educação. Nesse sentido, o problema da pesquisa, de abordagem qualitativa e epistemologicamente fundamentada na dialética materialista, foi saber quais implicações e metamorfoses as tecnologias digitais trazem ao trabalho docente no ensino superior no contexto da cultura digital e o que daí resulta para os professores, em termos de desafios, enfrentamentos e/ou habilidades a desenvolver, tendo em vista as finalidades educacionais e os objetivos relativos à formação humana e à formação profissional do sujeito. A tese defendida é que os profissionais do ensino superior vivem em uma nova temporalidade, trabalham sob pressões favorecidas pela proliferação da cultura digital, com ritmos e produções aceleradas que, visivelmente alteram sentidos e processos de trabalho, além de ajudarem a construir e fortalecer a cultura da digitalização e da virtualidade. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho Docente, Tecnologias e Subjetividade da Uniube, e tem como objeto de estudo o “trabalho docente e as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no Ensino Superior”. Insere-se na linha de pesquisa “Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processos de Ensino-Aprendizagem”, do Programa de Pós-graduação em Educação da Uniube. O objetivo principal do estudo foi compreender como as tecnologias digitais interferem no desenvolvimento do trabalho docente no ensino superior, de forma a analisar seu potencial para provocar mudanças nos modos como o professor se relaciona com as tecnologias digitais e delas se apropria no exercício de sua profissão docente. A metodologia incluiu pesquisa de campo, da qual participaram, como entrevistados, 15 docentes do Ensino Superior do Centro Universitário de Mineiros (Unifimes). Os resultados foram submetidos à análise de conteúdo temática, a partir de três categorias principais de análises: Ensino superior; Tecnologias e cultura digital no capitalismo global; e trabalho docente. As categorias foram desmembradas em nove subcategorias. Conclui-se que as tecnologias digitais interferem nos processos, natureza, dimensões e desenvolvimento do trabalho docente no ensino superior. Elas, as tecnologias digitais, não se caracterizam como aspectos invisíveis no processo de trabalho na cultura digital. Independentemente da frequência de utilização e do tipo de material que os docentes exploram, as tecnologias são recursos que provocam potenciais mudanças que refletem no processo relativo ao desenvolvimento profissional docente e nos modos como o professor se relaciona com eles e deles se apropria no exercício de seu trabalho docente. Os participantes do estudo sinalizam considerar as tecnologias, a internet, os computadores, celulares, aplicativos e softwares como aspectos que, por um lado, contribuem para a otimização do tempo e de possíveis inovações do trabalho desenvolvido na sala de aula; e, por outro, como recursos capazes de construir o conhecimento, bem como provocar o aluno a pensar, refletir e entender o mundo a partir da realidade em que está inserido. 

Biografia do Autor

Evandro Salvador Alves Oliveira, Centro Universitário de Mineiros; Universidade de Uberaba - UNIUBE; Universidade do Minho - UMinho.

Graduado em Educação Física. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Doutor em Educação pela Universidade de Uberaba. Doutor em Estudos da Criança pela Universidade do Minho (Portugal).

Referências

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Publicado

2020-12-23

Como Citar

Oliveira, E. S. A. (2020). “Dos cadernos amarelos aos arquivos infinitos”: metamorfoses do trabalho docente na cultura digital, pontos e contrapontos na UNIFIMES – GO. Revista Profissão Docente, 20(45), 01–02. https://doi.org/10.31496/rpd.v20i45.1395

Edição

Seção

Resumo de Teses e Dissertações