DISTINTOS PROFISSIONALISMOS DA PROFESSORA ALICE DA SILVA PAES NO ENSINO PRIMÁRIO MUNICIPAL – UBERABINHA-MG, BRASIL (1924)

Autores

  • Flávio César Freitas Vieira

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v11i23.194

Resumo

A atual pesquisa documental é vinculada à Linha de Pesquisa História e Historiografia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O suporte teórico em diferentes áreas do conhecimento, tais como: história da educação, educação, história, sociologia e direito constitucional, e as fontes primárias utilizadas tornaram possível alcançar o objetivo de identificar a configuração de distintos profissionalismos da professora municipal Alice Paes à frente da Escola Municipal Noturna de Uberabinha, em 1924. Os profissionalismos foram resultados de distintas autonomias profissionais resultantes de respectivas tensões sistêmicas entre as forças estruturantes – profissionalismo e profissionalização – contextualizadas pelas dimensões de tempo, espaço e as idéias pedagógicas circulantes envolvidas na formação e atuação da professora, manifestando-se no seu desempenho profissional. Os profissionalismos associado e competente foram identificados apoiados no desempenho distinto em mais de uma instituição educativa pública de ensino primário – estadual e municipal –, e outro em uma instituição de ensino particular do sexo feminino, sendo diretora e proprietária. 

Downloads

Como Citar

Vieira, F. C. F. (2011). DISTINTOS PROFISSIONALISMOS DA PROFESSORA ALICE DA SILVA PAES NO ENSINO PRIMÁRIO MUNICIPAL – UBERABINHA-MG, BRASIL (1924). Revista Profissão Docente, 11(23), 59–71. https://doi.org/10.31496/rpd.v11i23.194

Edição

Seção

Artigos