AS PROPRIEDADES DO DIÁLOGO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Alexandre Silva Virginio

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v10i21.210

Resumo

O conteúdo desta reflexão versa sobre o potencial do diálogo para a formação permanente de professores em sua relação com a educação e com a sociedade. Nestes termos procuramos identificar as propriedades do diálogo e/ou da interação comunicativa no processo de interação social destes atores. Amiúde, na medida em que as formas de pensar e agir destes são condicionadas socialmente, procuramos, por princípio, caracterizar a atmosfera sócio-histórica por onde transitam. A partir deste quadro procuramos situar a importância do diálogo, senão da interpretação hermenêutica, como fundamentos de uma problematização do modo de pensar e de atuar, quando não, da formação docente na escola. Em nosso juízo, entendemos que o diálogo se configura, no domínio das políticas de formação de professores, como um instrumento de potencial inexaurível ainda não explorado o suficiente, tanto no contexto escolar, quanto na realidade social brasileira.Palavras-chave: Diálogo. Formação de professores. Emancipação. Qualidade da educação.

Como Citar

Virginio, A. S. (2011). AS PROPRIEDADES DO DIÁLOGO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Profissão Docente, 10(21), 81–106. https://doi.org/10.31496/rpd.v10i21.210

Edição

Seção

Artigos