UM GESTO POÉTICO: INTERAÇÕES TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR

Autores

  • Sueli Teresinha de Abreu Bernardes Universidade de Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v9i19.227

Resumo

O estudo das relações entre a teoria e a prática no campo educacional faz voltar a discussão de um problema antigo: como se interagem a teoria e a prática na formação do professor? Sabemos que, além de se preocupar com a ação de educar, o professor alimenta, também, a preocupação teorética de explicar as leis dessa ação. Envolvidos nessa questão, decidimos apresentar uma reflexão sobre esse binômio teoria/prática na formação de professores. Essa proposta baseia-se na crítica ao modelo da racionalidade técnica e orienta-se no modelo da racionalidade prática. Nesse segundo modelo, a teoria e a prática não se apresentam separadas, mas concomitantes e articuladas em todos os eixos de formação; a prática é espaço de interação, criação e reflexão, não apenas lócus da aplicação de um conhecimento científico e pedagógico, não apenas qualificação para as habilidades profissionais. Nesse sentido, a educação é um gesto poético, pois o professor cria a experiência da beleza e a busca de sentido de sua teoria e de sua prática a cada dia.Palavras-chave: Teoria e prática. Racionalidades. Formação de professores. Gesto poético.

Biografia do Autor

Sueli Teresinha de Abreu Bernardes, Universidade de Uberaba

Doutora em Educação pela Universidade Federa de Goiás- UFG ; Professora no Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba- UNIUBE - MG Brasil .

Downloads

Como Citar

Bernardes, S. T. de A. (2011). UM GESTO POÉTICO: INTERAÇÕES TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR. Revista Profissão Docente, 9(19), 19–40. https://doi.org/10.31496/rpd.v9i19.227

Edição

Seção

Artigos