POLÍTICAS DE SAÚDE E PARTICIPAÇÃO SOCIAL

Autores

  • Ana Maria Giusti Barbosa Universidade Federal de São Carlos- UFSC

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v9i19.228

Resumo

A percepção das situações de desigualdade desencadeia expansão da percepção dos direitos e a conjugação carência-consciência-mobilização pressiona os governos à formulação de políticas. É o que ocorre na área da saúde: enquanto política setorial, as atenções às questões de saúde não acontecem espontaneamente; pelo contrário se configuram como resposta aos desequilíbrios sociais. O processo de democratização política do Brasil instituiu a participação da comunidade, por meio dos Conselhos Gestores, como instrumento que pode favorecer a implantação de políticas de defesa dos direitos e ampliar o controle social sobre a política pública com o intuito de melhor qualidade de vida.Palavras-chave: Política de saúde. Participação social. Conselhos gestores.

Biografia do Autor

Ana Maria Giusti Barbosa, Universidade Federal de São Carlos- UFSC

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos- UFSC Professora nas Faculdades Integradas Maria Imaculada . Centro de Piracicaba- SP Brasil.

Downloads

Como Citar

Barbosa, A. M. G. (2011). POLÍTICAS DE SAÚDE E PARTICIPAÇÃO SOCIAL. Revista Profissão Docente, 9(19), 41–69. https://doi.org/10.31496/rpd.v9i19.228

Edição

Seção

Artigos