PROCESSO EDUCATIVO INTERDISCIPLINAR NO ENSINO SUPERIOR: O USO DOS JOGOS NA APRENDIZAGEM

Autores

  • Vitor Pachioni Brumatti Universidade Estadual Paulista-UNESP
  • Patrícia Zuccari Universidade Estadual Paulista-USP
  • Rosária Helena Ruiz Nakashima Universidade de Campinas-Unicamp.
  • Marisa Aparecida Pereira Santos Universidade de São Paulo- USP

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v9i20.237

Resumo

Neste artigo serão apresentados os resultados do processo educativo interdisciplinar, em uma instituição de ensino superior, com o desenvolvimento de um jogo educacional denominado SuperGame, cujo os objetivos de aprendizagem foram a simulação e a criação de campanhas publicitárias. O jogo foi desenvolvido através do trabalho em equipe, sistematizando conteúdos ministrados por diversas disciplinas do curso de Publicidade e Propaganda. Os jogos educacionais estimulam o aprendizado interdisciplinar e possibilitam o desenvolvimento de habilidades e competências, consequentemente, o resultado do SuperGame para os discentes foi bastante positivo. Além disso, oportunizou a vinculação entre a teoria e a experiência prática em uma agência publicitária. O SuperGame também proporcionou maior motivação aos alunos, tanto para aqueles que participaram direta como indiretamente do jogo.Palavras-chave: Processo educativo. Interdisciplinaridade. Jogos educacionais. Ensino superior.

Biografia do Autor

Patrícia Zuccari, Universidade Estadual Paulista-USP

Mestranda na Universidade Estadual Paulista-USP- em Engenharia de ProduçãoProfessora na Universidade Sagrado Coração-USC- Bauru- S.P.- Brasil.

Rosária Helena Ruiz Nakashima, Universidade de Campinas-Unicamp.

Mestre em Educação pela Universidade de Campinas-Unicamp.Professora e Coordenadora Didática da Universidade Sagrado Coração-USC- Bauru-S.P.- Brasil.

Marisa Aparecida Pereira Santos, Universidade de São Paulo- USP

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo- USP.Professora titular da Universidade Sagrado Coração- USC, e Coordenadora Didática dos projetos pedagógicos da instituição. Bauru- S.P. Brasil.

Como Citar

Brumatti, V. P., Zuccari, P., Nakashima, R. H. R., & Santos, M. A. P. (2011). PROCESSO EDUCATIVO INTERDISCIPLINAR NO ENSINO SUPERIOR: O USO DOS JOGOS NA APRENDIZAGEM. Revista Profissão Docente, 9(20), 100–115. https://doi.org/10.31496/rpd.v9i20.237

Edição

Seção

Artigos