PEDAGOGIA: OS MARCOS HISTÓRICOS, A IDENTIDADE PROFISSIONAL E AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS

Autores

  • Sônia Gonçalves
  • Alaíde Rita Donatoni Universidade de Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v7i15.247

Resumo

Com base em pressupostos apontados na literatura sobre o curso de Pedagogia no Brasil desde sua criação, em 1939, este artigo enfoca os marcos históricos de relevância para compreensão de questões que envolvem a identidade do/a pedagogo/a peranteos desafios e as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) — homologadas em abril de 2006. Este estudo é parte de uma pesquisa de campo e documental em meio a pedagogos/as coordenadores/as de cursos de Pedagogia, pedagogos/as que atuam em espaços escolares e pedagogos/as gestores/as em espaços não escolares na cidade de Uberlândia (MG). Visa identificar tendências de formação do/a profissional de pedagogia e as demandas da sociedade relativas a informação e conhecimento entre 2000 e 2006. É uma contribuição para os avanços que se fazem necessários ao curso de Pedagogia e à identidade profissional de pedagogos/as ante os desafios contemporâneos da sociedade, do mercado de trabalho e das tendências indicadas pelas novas DCN.PALAVRAS-CHAVE: formação; tendências; curso de pedagogia.

Biografia do Autor

Sônia Gonçalves

Possui graduação em Ciências pelo Instituto superior de Ciências, Artes e Humanidades de Lavras (1987) . Atualmente é Efetivo através de concurso do E.E.Narciso de Queirós.

Alaíde Rita Donatoni, Universidade de Uberaba

Aluna da quarta turma do programa de Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba/Uniube, Uberaba (MG), 2006. ii Alaíde Rita Donatoni – Professora do Mestrado em Educação da UNIUBE.

Downloads

Como Citar

Gonçalves, S., & Donatoni, A. R. (2011). PEDAGOGIA: OS MARCOS HISTÓRICOS, A IDENTIDADE PROFISSIONAL E AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS. Revista Profissão Docente, 7(15). https://doi.org/10.31496/rpd.v7i15.247

Edição

Seção

Artigos