A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE PROFESSORES SECUNDÁRIOS NA DÉCADA DE 1930

Autores

  • Alberto da Cunha Bragato Júnior
  • Alaíde Rita Donatoni Universidade de Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v6i14.260

Resumo

Este artigo tem o objetivo de percorrer as mudanças que o Estatuto das Universidades Brasileiras, de 1931, institucionalizaram para a formação universitária de professores secundários. Nessa perspectiva, percorremos o momento promissor, que o início da década de trinta, possibilitou para o debate político¬educacional e a busca para uma melhor valorização da profissão docente. Analisamos, assim, a influência que o ideário da Escola Nova transmitiu para a educação, especialmente, nos projetos para formação superior de professores, de Fernando de Azevedo em São Paulo e Anísio Teixeira no Rio de Janeiro, com a criação e incorporação de seus institutos de educação, na composição da Universidade de São Paulo e da Universidade do Distrito Federal.Palavras chaves: formação? professores? universidade? educação.

Biografia do Autor

Alberto da Cunha Bragato Júnior

aluno da quarta turma do Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba

Alaíde Rita Donatoni, Universidade de Uberaba

É Professora do programa de Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba e Doutora em Educação, na área de História e Filosofia da Educação.

Downloads

Publicado

2011-11-18

Como Citar

Júnior, A. da C. B., & Donatoni, A. R. (2011). A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE PROFESSORES SECUNDÁRIOS NA DÉCADA DE 1930. Revista Profissão Docente, 6(14). https://doi.org/10.31496/rpd.v6i14.260

Edição

Seção

Artigos