CONHECENDO AS FAMÍLIAS DAS CRIANÇAS DE CRECHES DO TRIÂNGULO MINEIRO

Autores

  • Débora Nogueira Tomás Universidade de Uberaba
  • Eulália Henriques Maimone Universidade de Uberaba
  • Fabiana Oliveira Guimarães Universidade de Uberaba
  • Janaína Cassiano Silva Universidade de Uberaba
  • Lúcia Helena Mendonça Costa Universidade de Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v7i16.266

Resumo

Este estudo objetivou identificar e contextualizar as necessidades dos pais, quanto ao nível sócio-econômico e a composição familiar, bem como suas concepções, em relação à Educação Infantil e ao brincar e como se processa o seu relacionamento com a creche. A pesquisa foi realizada em duas creches, uma da cidade de Uberlândia e outra de Uberaba. Constou de duas etapas: (1a.) entrevista semiestruturada com uma amostra de pais de crianças de 3 a 5 anos. (2a.) realização de reuniões na creche, com pais e professores, visando à estruturação de ações em parceria. Esse artigo refere-se aos resultados da primeira etapa, que foram obtidos por meio de 55 entrevistas, cuja análise revelou a dificuldade dos pais em definirem seus papéis na formação da criança e na melhoria da qualidade do ensino na creche, bem como a necessidade de formação dos professores para lidarem com as famílias das crianças.Palavras-Chave: qualidade na educação infantil, parceria família-creche, formação de pais e de professores.

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Como Citar

Tomás, D. N., Maimone, E. H., Guimarães, F. O., Silva, J. C., & Costa, L. H. M. (2011). CONHECENDO AS FAMÍLIAS DAS CRIANÇAS DE CRECHES DO TRIÂNGULO MINEIRO. Revista Profissão Docente, 7(16). https://doi.org/10.31496/rpd.v7i16.266

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