PROCESSOS DE (AUTO) FORMAÇÃO DOCENTE NO COTIDIANO DA ESCOLA: HORIZONTES DE POSSIBILIDADES

Autores

  • Guilherme Val Toledo Prado
  • Jacqueline de Fátima dos Santos Morais
  • Mairce da Silva Araújo

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v11i24.506

Resumo

O presente texto coloca em diálogo experiências em formação continuada de professores/as desenvolvida por dois grupos de pesquisa: o VOZES da Educação - Núcleo de Pesquisa e Extensão: Vozes da Educação: Memória(s) e História(s) e Formação de Professores(as), sediado na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e o GEPEC – Grupo de Pesquisa e Estudos em Formação Continuada, sediado na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, em Campinas, no Brasil. Estes grupos entendem que os processos formativos docentes devem ser centrados na escola, nas narrativas e experiências docentes, e não nas experiências e narrativas dos formadores docentes. Desta forma, compartilharemos algumas experiência de formação continuada que tem sido desenvolvidas em São Gonçalo e Campinas como o "Forum de Alfabetização, Leitura e Escrita" e o "Fala Outra Escola".Palavras-chave: Formação de professores; formação continuada; narrativas docentes.

Biografia do Autor

Guilherme Val Toledo Prado

Jacqueline de Fátima dos Santos Morais

Mairce da Silva Araújo

Downloads

Publicado

2012-05-25

Como Citar

Prado, G. V. T., Morais, J. de F. dos S., & Araújo, M. da S. (2012). PROCESSOS DE (AUTO) FORMAÇÃO DOCENTE NO COTIDIANO DA ESCOLA: HORIZONTES DE POSSIBILIDADES. Revista Profissão Docente, 11(24), 53–67. https://doi.org/10.31496/rpd.v11i24.506

Edição

Seção

Artigos