A INDISCIPLINA E A VIOLÊNCIA ESCOLAR: UMA PERSPECTIVA JURÍDICA E PEDAGÓGICA PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA

Autores

  • Joao Henrique da Silva Universidade Federal da Grande Douradis

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v14i30.538

Resumo

O presente estudo apresenta os resultados finais do trabalho de conclusão de curso realizado na especialização em Direito Educacional com o objetivo de refletir sobre os papéis das perspectivas jurídicas e pedagógicas para resolver os problemas da indisciplina e violência escolar. Trata-se de pesquisa qualitativa com estudo documental e revisão bibliográfica que contribuiu para conhecer as normas positivadas capazes de iluminar a prática pedagógica, as definições adequadas e causas para esses problemas, além de medidas jurídicas e pedagógicas para alterar as práticas pedagógicas escolares em vista de um ambiente que dê condições de romper com a lógica do sistema de exclusão social e escolar.

Biografia do Autor

Joao Henrique da Silva, Universidade Federal da Grande Douradis

Mestrando em Educação na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), na linha de pesquisa "Educação e Diversidade", na área da Educação Especial (2012). Possui Pós-Graduação Latu Sensu em Direito Educacional pelo Centro Universitário Claretiano, São Paulo (2010). Graduado como bacharel de Filosofia pela Faculdade Católica de Pouso Alegre (2008). Possui curso de Formação Pedagógica em Filosofia (Licenciatura) pela Univesidade Metropolitana de Santos (2009). Tem experiência na área de Filosofia, Sociologia, Educação e Direito.

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Publicado

2014-05-15

Como Citar

Silva, J. H. da. (2014). A INDISCIPLINA E A VIOLÊNCIA ESCOLAR: UMA PERSPECTIVA JURÍDICA E PEDAGÓGICA PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA. Revista Profissão Docente, 14(30), 21–33. https://doi.org/10.31496/rpd.v14i30.538

Edição

Seção

Artigos