FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA COMO ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO EDUCACIONAL DE PROFESSORES

Autores

  • Mara Rúbia Alves Marques Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v14i30.589

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar políticas e programas brasileiros de formação continuada a distância, para a inclusão educacional de professores leigos ou semiqualificados relativamente à habilitação/titulação superior para o pessoal do magistério. Inicialmente, identificamos nos dispositivos legais a centralidade política da formação/capacitação continuada de professores, em serviço ou em exercício, na modalidade a distância. Posteriormente, analisamos esta centralidade no contexto da reforma educacional que inclui novas diretrizes para a formação profissional, em geral, e em particular para a formação de professores para a educação básica. Por fim, a título de ilustração, destacamos alguns dos principais programas de formação ou capacitação continuada de professores a distância em Minas Gerais. Palavras-Chave: Políticas Educacionais; Formação de Professores; Educação a Distância.

Biografia do Autor

Mara Rúbia Alves Marques, Universidade Federal de Uberlândia

Faculdade de Educação, Linha Políticas e Gestão da Educação

Referências

DAVINI, Maria C. La Formación Docente en Questión: política e pedagogía. Buenos Aires: Paidós SAICF, 1995.

MARQUES, Mara R. A. Um fino tecido de muitos fios... mudança social e reforma educacional em Minas Gerais. Universidade Metodista de Piracicaba - SP, 2000, 247 p. Tese de Doutorado.

REIS, Simone M. de A. S. O professor do curso de Odontologia e a formação odontológica atual: formação, saberes e práticas pedagógicas em tempo de novas diretrizes curriculares. Universidade Federal de Uberlândia - MG, 2011, 309 p. Tese de Doutorado.

VERÍSSIMO, Mara R. A. M. Da ciência à arte: do professor técnico-racionalista ao professor reflexivo. Comunicações, n. 2, nov. 1999, p. 105-118.

______. Do paradigma disciplinar ao paradigma interdisciplinar: uma questão para a universidade. Educação & Filosofia, v. 15, n. 29, jan./jun. 2001, p. 105-127.

______. Educação e cidadania na pós-modernidade. Universidade Federal de Uberlândia - MG, 1996, 163 p. Dissertação de Mestrado.

Downloads

Publicado

2014-03-21

Como Citar

Marques, M. R. A. (2014). FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA COMO ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO EDUCACIONAL DE PROFESSORES. Revista Profissão Docente, 14(30), 42–56. https://doi.org/10.31496/rpd.v14i30.589

Edição

Seção

Artigos