ESTUDO DE CASO DO USO DA FERRAMENTA DE AUTORIA DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM UNIUBE ON-LINE

Autores

  • Ruiter de Morais Costa Universidade de Uberaba
  • André Luis Silva de Paula Universidade de Uberaba
  • Aureni Francisca Silva Santana Universidade de Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v14i30.624

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma ferramenta que permite à produção on-line dos conteúdos didáticos utilizados nas ofertas de cursos a distância da Universidade de Uberaba. A ferramenta foi elaborada pela equipe da Tecnologia da Informação e Comunicação da Educação a Distância - TIC EAD - da própria instituição, tomando-se como referência a história do AVA UNIUBE ON-LINE criado em 2010 na sua versão 1.0 e atualmente na versão 3.0.  A ferramenta de Autoria, como é denominada, possibilitou aos professores-autores uma maior agilidade no processo de elaboração do material didático a ser aplicado no AVA UNIUBE ON-LINE. O uso da ferramenta de Autoria propiciou aos professores uma maior interação com as novas tecnologias e agilidade no processo de inserção de materiais. Neste contexto, há a necessidade do professor se preocupar com direitos autorais e o cuidado com o plágio, principalmente em função do AUTORIA possibilitar a utilização de múltiplos meios.Palavras-chave: Ferramenta de Autoria, Educação à Distância, Tecnologia, Aprendizado, Plataforma On-line, Plágio, AVA

Biografia do Autor

Ruiter de Morais Costa, Universidade de Uberaba

Aluno do curso de Sistemas de Informação da Universidade de Uberaba.

Referências

ASSIS, R.S.A.; RODRIGUES, A.; PAULA, A.L.S.; POLAK, Y.N.S. UNIUBE ON-LINE: Sistema de Gestão da Aprendizagem (AVA – Ambiente Virtual da Aprendizagem). 2011. UFTM Uberaba/MG: 3º Seminário de Formação de Professores.

ASSIS, R.S.A.; RODRIGUES, A.; PAULA, A.L.S.; POLAK, Y.N.S. UNIUBE ON-LINE: Sistema de Gestão da Aprendizagem (AVA – Ambiente Virtual da Aprendizagem). 3º SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. UFTM. Uberaba, 2011. Anais...

BARBOSA, Rommel Melgaço. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008, 88p. Disponível em: < http://zip.net/btklvc>. Acesso em: jun. 2013.

BIANCHETTI, Lucídio. Da Chave de Fenda ao Laptop – Tecnologia digital e novas qualificações: desafios à educação. 2.ed. Florianópolis: Editora da (UFSC) Universidade Federal de Santa Catarina, 2008. 250p.

BITTAR, Carlos Alberto. Contornos Atuais do Direito do Autor. 2.ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais LTDA, 1999. 248p.

DUVAL, Hermano. Violação dos Direitos Autorais. 2.ed. Rio de Janeiro: Editora Borsoi, 1985, 567p.

Downloads

Publicado

2014-05-15

Como Citar

Costa, R. de M., Paula, A. L. S. de, & Santana, A. F. S. (2014). ESTUDO DE CASO DO USO DA FERRAMENTA DE AUTORIA DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM UNIUBE ON-LINE. Revista Profissão Docente, 14(30), 76–98. https://doi.org/10.31496/rpd.v14i30.624

Edição

Seção

Artigos