PIAGET: 1925-1940. METODOLOGÍA Y PSICOLOGÍA FUNCIONAL

Autores

  • Silvia Parrat Dayan Universidade de Genebra

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v3i7.64

Resumo

Com os livros O nascimento da inteligencia, A construção do real e A Formação do Símbolo, Piaget constrói uma psicologia funcional. O autor estuda as origens do processo de significação, examina a compreensão do mundo físico pelo bebê e se interessa pelo processo de simbolização, colocando uma particular ênfase na descrição dos mecanismos de assimilação e acomodação, fundamentais da construção da inteligência. O estudo das origens da atividade intelectual traz, para Piaget, modificações no método de pesquisa.Este artigo mostra como na nova metodologia que Piaget utliza, já se encontravam todos os ingredientes característicos do método clínico-crítico. Finalmente, o artigo analisa tambémas críticas feitas a esta metodologia, a partir de resenhas críticas realizadas por contemporâneos de Piaget.

Biografia do Autor

Silvia Parrat Dayan, Universidade de Genebra

psicóloga e pesquisadora dos Archives Jean Piaget, da Universidade de Genebra e membro do Comitê Internacional da Revista Profissão Docente Online.

Downloads

Como Citar

Dayan, S. P. (2010). PIAGET: 1925-1940. METODOLOGÍA Y PSICOLOGÍA FUNCIONAL. Revista Profissão Docente, 3(7). https://doi.org/10.31496/rpd.v3i7.64

Edição

Seção

Artigos