EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA: CÚMPLICES OU PARCEIRAS?

Autores

  • Adriana H. Sarrazin UNIUBE

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v4i10.81

Resumo

Embora os problemas educacionais existam desde sempre, a escola como instituição começou a delinear-se junto ao processo de urbanização, decorrente da industrialização e da migração massiva do campo para as cidades (Netto, 2001). A Escola veio atender uma dupla necessidade social: primeiro, acolher as crianças que ficavam “soltas” nas ruas ou nas casas dos trabalhadores e em segundo lugar, “educar” estas crianças, dando-lhes condições de tornar-se trabalhadores capacitados, cidadãos “de bem”, capazes de concorrer ao mercado de trabalho. A institucionalização da educação é, neste sentido, uma conseqüência – ou até um “subproduto”, do sistema de produção capitalista. A Escola era, e talvez continue sendo em muitos casos, uma outra fase da produção em massa: uma industria de indivíduos bem adaptados e úteis ao sistema.

Biografia do Autor

Adriana H. Sarrazin, UNIUBE

aluna do curso de Psicologia da Uniube

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Como Citar

Sarrazin, A. H. (2010). EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA: CÚMPLICES OU PARCEIRAS?. Revista Profissão Docente, 4(10). https://doi.org/10.31496/rpd.v4i10.81

Edição

Seção

Ponto de Vista