O CURSO DE PEDAGOGIA DO PARFOR NO CONTEXTO DE INTERIORIZAÇÃO DA UFMA

Autores

  • Késsia Mileny de Paulo Moura Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v14i31.868

Resumo

RESUMO   Neste texto não adentramos nas críticas que o modelo especial de formação de professores suscitam ao confrontarmos as políticas de governo e as indicações das associações de educadores. Apresentamos a implantação do Curso de Pedagogia do Parfor no processo de interiorização da UFMA e as contribuições profissionais na formação dos alunos.   Palavras-chave: Expansão/Interiorização da UFMA. Programas de Formação de Professores. Pedagogia.

Biografia do Autor

Késsia Mileny de Paulo Moura, Universidade Federal do Maranhão

Formada em pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba, mestre em educação pela mesma universidade. Professora Assistente do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão no Centro de Ciencias Sociais, Saúde e Tecnologia.

Referências

A ampliação da procura por educação superior é uma das tendências centrais na sociedade contemporânea. Entre os fatores que tem contribuído para este processo destacam-se a valorização do conhecimento científico, a defesa dos direitos sociais (mais educação), a aspiração das famílias por mobilidade social através da educação, a necessidade de aquisição de competências para enfrentar o mercado de trabalho, etc. (NEVES, 2007, p.143)

A configuração da formação de professores em nosso país respondeu ao modelo de expansão do ensino superior implementado na década de 1990, no âmbito das reformas do Estado e subordinado às recomendações dos organismos internacionais. No âmbito da formação, caracteriza-se pela criação dos Institutos Superiores de Educação e pela diversificação e flexibilização da oferta dos cursos de formação – normais superiores, pedagogia, licenciaturas, cursos especiais e cursos à distância –, de modo a atender a crescente demanda pela formação superior. (FREITAS, 2007, p. 6)

Interiorizar e democratizar a oferta também significa expandir com qualidade e atender às normas de regulação educacional traduzidas pelos catálogos nacionais de cursos; pela mudança da sistemática de organização da oferta; pela constituição das matrizes curriculares a partir de elementos do núcleo politécnico comum; pela necessária interação entre educação, ciência, tecnologia e cultura. (MACHADO, 2010, p. 7)

Downloads

Publicado

2015-08-26

Como Citar

de Paulo Moura, K. M. (2015). O CURSO DE PEDAGOGIA DO PARFOR NO CONTEXTO DE INTERIORIZAÇÃO DA UFMA. Revista Profissão Docente, 14(31). https://doi.org/10.31496/rpd.v14i31.868

Edição

Seção

Artigos