DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: DILEMAS E CONCEPÇÕES SOBRE ENSINO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Fábio Adriano Santos da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Sandra Regina Soares Universidade do Estado da Bahia
  • Leonardo Machado Nascimento Universidade do Estado da Bahia
  • Eder Luis Cordeiro de Santana Centro Universitário Jorge Amado
  • Mirthis Sento-Sé Magalhães Pimentel Centro Universitário Jorge Amado

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v14i31.963

Resumo

Este trabalho, de natureza qualitativa, trata de um estudo sobre docência universitária. Nele apresentamos as concepções de docentes universitários sobre desafios, missão, avaliação, ensino e aprendizagem na docência superior. A leitura das entrevistas nos leva à observação da preocupação dos docentes com a formação de profissionais que atendam às exigências do dinâmico mercado de trabalho, em constante transformação e evolução, mas que, ao mesmo tempo, sejam profissionais críticos e reflexivos. Para promover adequadamente as competências exigidas, os docentes destacam a necessidade de utilizar as mais variadas estratégias de ensino e avaliação, de modo a favorecer a aprendizagem, apesar de dificuldades das mais diversas ordens.Palavras-chave: Concepções de docência, missão docente, ensino superior. 

Biografia do Autor

Fábio Adriano Santos da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Centro Acadêmico do Agreste - CAANúcleo de Formação Docente - NFD

Downloads

Publicado

2015-08-26

Como Citar

Santos da Silva, F. A., Soares, S. R., Nascimento, L. M., de Santana, E. L. C., & Magalhães Pimentel, M. S.-S. (2015). DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: DILEMAS E CONCEPÇÕES SOBRE ENSINO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Revista Profissão Docente, 14(31). https://doi.org/10.31496/rpd.v14i31.963

Edição

Seção

Artigos