DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: DILEMAS E CONCEPÇÕES SOBRE ENSINO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v14i31.963Resumo
Este trabalho, de natureza qualitativa, trata de um estudo sobre docência universitária. Nele apresentamos as concepções de docentes universitários sobre desafios, missão, avaliação, ensino e aprendizagem na docência superior. A leitura das entrevistas nos leva à observação da preocupação dos docentes com a formação de profissionais que atendam às exigências do dinâmico mercado de trabalho, em constante transformação e evolução, mas que, ao mesmo tempo, sejam profissionais críticos e reflexivos. Para promover adequadamente as competências exigidas, os docentes destacam a necessidade de utilizar as mais variadas estratégias de ensino e avaliação, de modo a favorecer a aprendizagem, apesar de dificuldades das mais diversas ordens.Palavras-chave: Concepções de docência, missão docente, ensino superior.Downloads
Publicado
2015-08-26
Como Citar
Santos da Silva, F. A., Soares, S. R., Nascimento, L. M., de Santana, E. L. C., & Magalhães Pimentel, M. S.-S. (2015). DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: DILEMAS E CONCEPÇÕES SOBRE ENSINO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Revista Profissão Docente, 14(31). https://doi.org/10.31496/rpd.v14i31.963
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.