FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: PERFIL DOS ALUNOS INGRESSANTES EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

  • Marcela Albertini Roquim Alcantara Universidade Federal de Alfenas
  • Ana Cristina Gonçalves de Abreu Souza Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v16i34.977

Resumo

A pesquisa buscou analisar o perfil dos alunos ingressantes de Ciências Biológicas ? modalidade Licenciatura ?, no 2º semestre de 2013 (2013/2), suas motivações, concepções e percepções em relação ao curso oferecido pela Universidade Federal de Alfenas. O levantamento dos dados foi realizado por meio de questionários com caráter quali-quantitativa. Observou-se que 45,45% dos ingressantes não escolheram o curso como primeira opção, e 50% destes não pretendem exercer a docência, ênfase para a qual são prioritariamente formados. Nas análises qualitativas, identificamos críticas às condições de trabalho, em especial aos baixos salários e condições precárias. Os resultados alertam para a necessidade de divulgação da Licenciatura, de forma a diminuir a evasão, visando formação de qualidade consolidada e o fortalecimento da identidade profissional. Palavras-chave: Formação inicial de professores. Licenciatura em Ciências Biológicas. Ensino e aprendizagem. Educação. Formação de Professores. 

Biografia do Autor

Marcela Albertini Roquim Alcantara, Universidade Federal de Alfenas

ICHL, Educação

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Publicado

2017-01-26

Como Citar

Albertini Roquim Alcantara, M., & Gonçalves de Abreu Souza, A. C. (2017). FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: PERFIL DOS ALUNOS INGRESSANTES EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Revista Profissão Docente, 16(34). https://doi.org/10.31496/rpd.v16i34.977

Edição

Seção

Artigos