APLICAÇÕES PRÁTICAS COM SCILAB - UMA ABORDAGEM DIDÁTICA

Autores

  • Mário Leite Universidade de Uberaba - Pólo Maringá
  • Carlos Roberto Mendonça da Rocha Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v17i36.979

Resumo

Este artigo focaliza a ferramenta computacional SciLab - iniciais para Scientific Laboratory - dentro de uma perspectiva prática e com uma abordagem didática em dois exemplos: cálculo de integrais definidas e resolução de sistema de equações lineares. Estes dois exemplos mostram que esta ferramenta não é apenas uma grande calculadora, mas uma alternativa poderosa para soluções baseadas em resultados numéricos nas tomadas de decisão. O objetivo geral deste trabalho é o de apresentar aos estudantes e profissionais das áreas de ciências e engenharias uma ferramenta computacional alternativa, prática e barata, para pesquisas e aplicações em cálculos numéricos, onde requer respostas rápidas baseadas em resultados numéricos. Embora os exemplos apresentados sejam simples, eles mostram, na prática, o poder desta ferramenta de cálculo numérico quando são necessários resultados mais precisos para uso na tecnologia, nas ciências exatas e na administração de negócios para tomadas de decisão.

Biografia do Autor

Mário Leite, Universidade de Uberaba - Pólo Maringá

Professor de "Ferramenats Computacionais" e "Técnicas de Programação" UNIUBE/Pólo de Maringá. Autor do livro "SciLab - Uma Abordagem Prática e Didática", além de vários outros livros sobre técnicas de programaça.

Referências

ALMEIDA, Adriano Batista de et al. Módulo de Villasana-Garver-Salon para Algoritmo de Otimização. In: ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2005, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: UNIOESTE, 2005.

FLEMMING, Diva Marilia; GONÇALVES, Miriam Buss. Cálculo A: Limite, Derivação, Integração. Florianópolis: Pearson, 2012.

KOLMAN Bernard; HILL David R. Introdução à Álgebra Linear com aplicações. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006.

LEITE, Mário. SciLab: Uma abordagem Prática e Didática. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2015.

SANTOS, Carlos Alberto Marcondes; GENTIL, Nelson; GRECO, Sérgio Emílio. Matemática: volume único. São Paulo: Ática, 2000.

Downloads

Publicado

2017-12-12

Como Citar

Leite, M., & Roberto Mendonça da Rocha, C. (2017). APLICAÇÕES PRÁTICAS COM SCILAB - UMA ABORDAGEM DIDÁTICA. Revista Profissão Docente, 17(36). https://doi.org/10.31496/rpd.v17i36.979

Edição

Seção

Artigos