Revista Profissão Docente http://revistas.uniube.br/index.php/rpd <p>ISSN: 1519-0919 </p><p>Avaliação Qualis/Capes (2013/2016) - Educação - B3</p><p> </p> pt-BR <p>Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da <em>Revista Profissão Docente</em> serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, <em>Revista Profissão Docente</em>, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.</p> profissao.docente@uniube.br (Marilene Ribeiro Resende (Editora)) suporte.revistas@uniube.br (Suporte a Revistas Digitais) Sex, 03 Set 2021 10:55:03 -0300 OJS 3.2.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Entrevista com a professora e pesquisadora Solange Martins Oliveira Magalhães http://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1411 <p>A professora Solange é Pedagoga e Psicóloga por formação inicial. É Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás/Brasil. Atualmente, é professora da Graduação em Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. É professora convidada da Facultad de Humanidades y Ciencias Sociales, da Universidad Nacional de Jujuy/Argentina. É coordenadora geral da REDECENTRO – Rede de Pesquisadores sobre Professores da Região Centro-Oeste. É pesquisadora das temáticas: Formação de professores, profissionalização e trabalho docente, docência universitária, epistemologias e perspectivas críticas no campo da pesquisa educacional.</p> Tiago Zanquêta de Souza Copyright (c) 2021 Revista Profissão Docente http://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1411 Sex, 03 Set 2021 00:00:00 -0300 A formação docente como problema social http://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1387 <p>O livro, publicado em 2019 pela representação da UNESCO no Brasil em cooperação com a Fundação Carlos Chagas e com o Ministério da Educação, analisa as ações políticas para a formação de professores da última década. Para isso, utiliza-se de um grande volume de dados estatísticos para compreender quem são os estudantes dos cursos de licenciatura e seus professores formadores. Trata-se de uma obra com possibilidades de nortear os caminhos daqueles que pesquisam a formação de professores no Brasil. O livro é composto de nove capítulos. No primeiro, “História e contemporaneidade: formação e trabalho de professores e professoras”, é situada historicamente a questão da formação de professores no Brasil; como consequência, desvela-se também a própria escolarização dos brasileiros até os dias atuais. As autoras ressaltam que, as improvisações presentes nas ações públicas voltadas para a formação de professores, buscaram e buscam suprir a demanda por novos professores conforme as necessidades do momento.</p> Darbi Masson Suficier, Luci Regina Muzzeti Copyright (c) 2021 Revista Profissão Docente http://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1387 Sex, 03 Set 2021 00:00:00 -0300 A monitoria como processo de reflexão na formação docente http://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1392 <p>O processo formativo do pedagogo é constituído por um conjunto de experiências que contribuem significativamente para sua atuação profissional. Nesse sentido, com este trabalho, objetiva-se apresentar as experiências vividas no âmbito das atividades de monitoria, realizadas na disciplina de Didática, no 3º período do curso de Pedagogia, da Universidade de Pernambuco, <em>Campus</em> Petrolina – PE. Para fundamentar teoricamente este estudo, apoia-se nas contribuições de Anastasiou e Alves (2015), Antunes <em>et al.</em> (2016), Larrosa Bondía (2002) e Souza (2018). A metodologia se constituiu enquanto pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica e descritiva, cujos resultados apontaram que as experiências vivenciadas durante a monitoria, contribuem de forma relevante para o processo de reflexão acerca da prática docente que se irá exercer futuramente, tendo em vista o ensino reflexivo. Conclui-se, enfatizando que, além de aprendizagens significativas, a monitoria permite a troca de conhecimentos e a apreensão de saberes e de fazeres críticos, ontológicos e emancipatórios.</p> Jailson Ferreira da Silva, Genilda Maria da Silva, Odair França de Carvalho Copyright (c) 2021 Revista Profissão Docente http://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1392 Sex, 03 Set 2021 00:00:00 -0300 Cursos de licenciatura na modalidade da EAD nas IES públicas e privadas (2015-2019): número de matrículas e de polos http://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1417 <p>O presente artigo apresenta um estudo a respeito da expansão experimentada quanto ao número de matrículas e de polos em cursos de Licenciatura, na modalidade da EAD. Para obter os dados a respeito, foram analisadas as Sinopses Estatísticas do Ensino Superior, fornecidas pelo MEC, no período de 2015 a 2019, bem como artigos disponíveis na internet. Os cursos de Licenciatura em EAD vêm passando por um processo de expansão muito acentuada nos últimos anos, em vista de uma forte tendência de interiorização e democratização promovidas pelas instituições de educação superior (IES), principalmente as privadas. Atualmente, poucos trabalhos científicos têm apresentado estudos que focalizam a referida expansão. Os resultados apresentados mostram o crescimento dos cursos de Licenciatura, analisando as variações sofridas pelo número de matrículas e pela expansão de polos no referido período. <strong></strong></p> Henaldo Barros Moraes, José Carlos Sousa Araújo Copyright (c) 2021 Revista Profissão Docente http://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1417 Sex, 03 Set 2021 00:00:00 -0300 A constituição da educação burguesa na consolidação da modernidade http://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1381 <p>A transição para o que se compreende historicamente como modernidade é um processo ideologicamente assíncrono, enquanto é permeada pelo tensionamento entre valores medievais e burgueses até ao menos o início do século XIX. A consolidação de uma mentalidade e modo de vida burgueses se constrói entre os séculos XIV e XIX, através das permanências e rupturas inerentes ao processo histórico e, sobretudo, por meio do pensamento filosófico que se entrelaça às revoluções relativas a esse contexto. Nesse sentido, a preocupação com a formação de um indivíduo alinhado aos valores burgueses transparece na obra de diversos teóricos, contrapondo-se particularmente à tradição religiosa católica. A educação, para esses pensadores, incorpora cada vez mais a ética do trabalho e as demandas de uma sociedade em transformação. Assim, este artigo investiga o pensamento dos teóricos precursores de um modelo pedagógico burguês, compreendendo suas ideias à luz da conjuntura em que estavam inseridos.</p> Anna Lívia Gomes, Anderson Claytom Ferreira Brettas Copyright (c) 2021 Revista Profissão Docente http://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1381 Sex, 03 Set 2021 00:00:00 -0300 A operacionalização do regime de progressão parcial em uma escola da rede estadual de ensino de Patos de Minas, MG: um estudo de caso http://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1384 <p>A Progressão Parcial é entendida como instrumento que permite ao estudante uma nova oportunidade de reaprender e ter uma nova oportunidade de avançar para o ano de escolaridade seguinte nos componentes curriculares nos quais não obteve aproveitamento satisfatório. Objetivou-se analisar, em uma escola pública da Rede Estadual de Ensino de Patos de Minas em Minas Gerais, a operacionalização do regime de Progressão Parcial, através de dados documentais e informações prestadas pela equipe pedagógica. A metodologia atotada se deu inicialmente através de um levantamento bibliográfico e, posteriormente, através de uma pesquisa qualitativa realizada por meio de levantamento documental onde se confrontou a prática da operacionalização com as orientações legais fornecidas pelo Estado. Foram realizadas ainda arguições informais com a equipe pedagógica. Depreende-se que, na escola analisada, apenas parte das orientações foram observadas, o que pode levar à ineficácia do regime para a nova oportunidade de aprendizagem do estudante.</p> Leonardo Soares Damasceno, Luiz Henrique Ferreira Andrade, Saulo Gonçalves Pereira Copyright (c) 2021 Revista Profissão Docente http://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1384 Sex, 03 Set 2021 00:00:00 -0300 Perspectivas da didática em programas stricto sensu de Engenharia Civil no Brasil http://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1391 <p>Este artigo resulta de uma pesquisa documental que teve como objetivo analisar se na matriz curricular e ementas, de cursos <em>stricto sensu </em>ofertados em 51 (cinquenta e uma)<em> </em>instituições de educação superior no Brasil, formadoras de professores de Engenharia Civil, constam disciplinas de didática e ou de formação pedagógica que viessem a contribuir com a didática e formação pedagógica do professor Engenheiro Civil. Nesta perspectiva, buscou-se sistematicamente, nos sites dessas instituições, informações para verificar a ocorrência de ofertas de disciplinas de didática e suas respectivas ementas. Os dados analisados sinalizaram que poucos programas abrangem aspectos de didática ou de formação pedagógica na diplomação de mestres e doutores para atuação no ensino superior (cursos de graduação). Assim, propõem-se algumas ações que envolvem dimensões pessoais e institucionais, bem como investimentos em políticas públicas de formação permanente de professores em cursos de engenharias no Brasil.</p> Juliana Fernandes Rocha, Acir Mario Karwoski, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de Carvalho Copyright (c) 2021 Revista Profissão Docente http://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1391 Sex, 03 Set 2021 00:00:00 -0300 Professor em atividade de ensino: pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Histórico-Cultural da Atividade http://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1415 <p>Esta pesquisa discorre sobre elementos acerca do professor em atividade de ensino a partir dos pressupostos teórico-metodológicos à luz da Teoria Histórico-Cultural da Atividade. Teve por objetivo compreender como as unidades formadoras das estruturas subjetivas da consciência se formam com a estrutura da atividade humana a partir do desenvolvimento do indivíduo e da consciência inferindo sobre a aprendizagem. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica realizada em artigos, livros, teses e dissertações. Nessa proposta, o texto discorre sobre as potencialidades da Teoria Atividade - necessidade, motivos, objetivos, ações e operações; possibilita o desenvolvimento do psiquismo dos sujeitos que a realizam. Dessa forma, a mediação e a qualidade do repertorio da atividade de ensino deve ser fundamentada com planejamento e desenvolvida a fim de possibilitar que o sujeito singular se aproprie da experiência humana genérica na direção do pensamento teórico.</p> Ronualdo Marques, Carlos Eduardo Fortes Gonzalez, Claudia Regina Xavier Copyright (c) 2021 Revista Profissão Docente http://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1415 Sex, 03 Set 2021 00:00:00 -0300 Impacto da internacionalização na carreira de pesquisadores brasileiros http://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1416 <p>Este estudo objetivou analisar as transformações nas carreiras profissionais dos pesquisadores brasileiros no campo acadêmico nacional após o processo de internacionalização. Foi iniciado na <em>École de Hautes Études en Sciences Sociales</em> (EHESS), em Paris (França), em 2005. A pesquisa abrangeu questionários e entrevistas com 14 pesquisadores brasileiros bolsistas e análises dos currículos via Plataforma Lattes/CNPq, e trata-se de um estudo longitudinal, sendo levantadas informações para identificar a evolução da produção acadêmica e a inserção internacional. Os resultados corroboraram a hipótese de que o processo de internacionalização trouxe transformações positivas de oportunidades nas carreiras dos pesquisadores brasileiros entrevistados, repercutiu em trunfos e distinção, melhor inserção na academia e na produção de conhecimento, atuação em novos cargos acadêmicos e significativo aumento da produção científica no campo acadêmico nacional, mesmo que de forma diferenciada quanto às posições dos pesquisadores quanto ao engajamento no campo acadêmico, sejam eles “mais consolidados” ou “menos consolidados”.</p> Deomara Cristina Damasceno Garcia, Valdir Garcia Copyright (c) 2021 Revista Profissão Docente http://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1416 Sex, 03 Set 2021 00:00:00 -0300 Alguns aspectos históricos da Geometria e do Desenho Geométrico na formação de professores http://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1429 <p>Neste artigo apresenta-se um recorte da análise de dados de uma pesquisa de doutorado em Educação Matemática, bibliográfica e do tipo estado do conhecimento, guiada pela questão: quais são as contribuições das disciplinas específicas do ramo de Geometria, dos cursos de licenciatura em Matemática, na formação do futuro professor na abordagem dos conteúdos matemáticos a serem ensinados na educação básica? Como resultado foi identificado que um dos primeiros registros do ensino de Geometria no Brasil data do século XIX e visava o desenvolvimento de habilidades para a inserção profissional. Segundo o Parecer 295/1962, que trata do Currículo Mínimo para formação de professores de Matemática, no que se refere ao ramo de Geometria deveriam ser abordados: Desenho Geométrico, Geometria Descritiva e Geometria Analítica. De acordo com o Parecer n. 1.302 / 2001, o currículo da licenciatura em Matemática deve incluir na área da Geometria: Fundamentos da Geometria e Geometria Analítica.</p> Lailson dos Reis Pereira Lopes, Ana Lúcia Manrique, Josué Antunes de Macedo Copyright (c) 2021 Revista Profissão Docente http://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1429 Sex, 03 Set 2021 00:00:00 -0300 Apresentação Dossiê "CAMINHOS FORMATIVOS E TEMÁTICAS INTEGRADAS À PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ACADÊMICO SOBRE O(A) PROFESSOR(A)." http://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1427 <strong>CAMINHOS FORMATIVOS E TEMÁTICAS INTEGRADAS À PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ACADÊMICO SOBRE O(A) PROFESSOR(A).</strong> Tiago Zanquêta Souza, Valeska Guimarães Rezende da Cunha, Elsieni Coelho Silva Copyright (c) 2021 Revista Profissão Docente http://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1427 Sex, 03 Set 2021 00:00:00 -0300 (In)coerências entre opções metodológicas e objetivos em pesquisas sobre professores(as) http://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1406 <p>Este artigo apresenta resultados da análise das dissertações que versam sobre professores(as), defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFG), no período de 2009-2010. Pautada no método materialismo histórico-dialético, esta pesquisa indagou: as pesquisas sobre professores(as) desenvolvidas no PPGECM/UFG, tem conseguido articular as opções metodológicas com a definição dos objetivos da investigação? Seu objetivo foi compreender como os autores articulam o método aos objetivos de pesquisa. Identificou-se esforços na produção de um conhecimento de qualidade social, porém, revelou-se a falta de clareza quanto a relação entre as opções metodológicas e a definição dos objetivos nas pesquisas. Mediante a tipificação realizada por Larocca, Rosso e Souza (2005), as dissertações apresentam um quantitativo maior de objetivos de natureza descritiva. Dado o exposto, reafirmamos a importância de investigações que analisem a produção acadêmica, sobretudo na Pós-Graduação, de forma a promover ganhos de natureza qualitativa em novas e oportunas pesquisas.</p> José Firmino de Oliveira Neto, Regina Alves Costa Fernandes, Dalva Eterna Gonçalves Rosa Copyright (c) 2021 Revista Profissão Docente http://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1406 Sex, 03 Set 2021 00:00:00 -0300 Temas e problemas nas dissertações do PPGECM/UFG 2009 – 2010 http://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1399 <p>Este artigo é um recorte de uma pesquisa que investiga o professor e sua formação por meio das dissertações do Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da UFG. Neste estudo, se propôs analisar dois aspectos, temas e problemas, nas investigações que abordam a formação de professores de Matemática no período de 2009 e 2010. É uma investigação qualitativa caracterizada como pesquisa da pesquisa por se tratar da análise da produção científica de uma determinada área de conhecimento. A análise possibilitou inferir que prevaleceu como tema a formação inicial docente e quanto aos problemas de pesquisa, constatamos que a maioria está relacionada às dificuldades que os professores enfrentam no cotidiano da sala de aula. Concluímos que a prática profissional do professor faz com que ele reflita sobre sua formação, e que a pesquisa pode contribuir para uma postura consciente do seu papel como intelectual crítico.</p> Alyson Fernandes de Oliveira, Líviam Santana Fontes, Dalva Eterna Gonçalves Rosa Copyright (c) 2021 Revista Profissão Docente http://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1399 Sex, 03 Set 2021 00:00:00 -0300 Caminhos formativos do(a) professor(a): a relação entre epistemologia e a perspectiva montessoriana http://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1393 <p>A forma como os professores vêm, entendem e tratam as crianças e sua educação é influenciada por estruturas históricas, teóricas e epistemológicas, que perpassam seus caminhos formativos. A composição teórica apresentada no curso de Pedagogia, por exemplo, tem a finalidade de consolidar diferentes perspectivas epistemológicas que serão assumidas pelos professores, influenciando no como pensam e organizam os processos de ensinar e de aprender. Assumindo que a Pedagogia designa um campo de conhecimentos com especificidade epistemológica, cuja natureza constitutiva é a teoria e a prática da educação ou a teoria e a prática da formação humana. Nesse artigo, que se assume teórico, apresentamos a contribuição teórico-conceitual montessoriana, como parte do âmbito das formulações pedagógicas desenvolvidas na linha de Fundamentos da Educação, do curso de Pedagogia, Faculdade de Educação/ Universidade Federal de Goiás. Dialogamos sobre as possibilidades de constituição de uma relação entre a epistemologia e as teorias estudadas. Questionamos se ela, ao se fazer presente na formação docente, pode alterar não só seu pensamento dos professores, mas também a sua futura prática educativa.</p> Solange Martins Oliveira Magalhães Copyright (c) 2021 Revista Profissão Docente http://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1393 Sex, 03 Set 2021 00:00:00 -0300 Planejamento da Alternância na formação de professores de Ciências na Educação do Campo http://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1418 <p>O presente trabalho objetiva compreender o papel do planejamento pedagógico na formação de professores de ciências no curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFG/Regional Goiás. Fundamentamos as reflexões no campo teórico da Educação do Campo e da formação de professores de Ciências, por meio de abordagem qualitativa e de procedimentos metodológicos da pesquisa participante, realizando a coleta de dados através da participação em reuniões de colegiado e planejamento do curso. A análise nos permitiu inferir que o planejamento é um elemento da prática pedagógica dos professores formadores e que o compromisso com o trabalho coletivo se apresenta de duas formas distintas: ora o trabalho coletivo aparece como elemento facilitador da Alternância, ora a ausência dos formadores restringe o comprometimento com uma formação integrada entre os tempos e os espaços educativos. Fator esse que não coaduna com o movimento de Educação do Campo pautado na coletividade e na formação integral do campesinato.</p> Elisandra Carneiro de Freitas Cardoso, Marilda Shuvartz Copyright (c) 2021 Revista Profissão Docente http://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1418 Sex, 03 Set 2021 00:00:00 -0300 O trabalho do professor com crianças imigrantes e refugiadas: um estudo teórico do contexto brasileiro http://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1403 <p>O presente artigo tem como objetivo analisar a contextualização histórica da entrada de crianças imigrantes e refugiadas nas escolas brasileiras, bem como compreender as diferenças dessa entrada na contemporaneidade e o impacto gerado no trabalho docente. O texto está pautado nos pressupostos do materialismo histórico-dialético e foi estruturado em três partes: a) a historicidade da educação para imigrantes e refugiados nos séculos XIX e XX; b) reflexões sobre a presença de crianças imigrantes e refugiadas nas escolas entre 2010-2020, considerando: globalização, guerras e conflitos civis e desastres ambientais; e c) o impacto que essa presença acarreta ao trabalho docente. O eixo de conclusão é que a presença de crianças imigrantes e refugiadas nas escolas é uma realidade que modifica o trabalho docente quantitativa e qualitativamente. Para o professor atuar efetivamente, é necessário haver mudanças na formação inicial e no desenvolvimento de políticas públicas que subsidie o profissional.</p><p> </p> Rômulo Sousa de Azevedo, Cláudia Tavares do Amaral Copyright (c) 2021 Revista Profissão Docente http://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1403 Sex, 03 Set 2021 00:00:00 -0300 Práticas educativas e equidade étnico-racial no Ensino Superior: apoio pedagógico ao cotista em tempos pandêmicos http://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1408 <p>Busca-se entender, neste artigo, como ocorre a inter-relação entre práticas educativas, equidade étnico-racial no ensino superior e apoio pedagógico de graduandos cotistas PPI, em um contexto pandêmico? No plano geral, objetiva articular a questão da equidade étnico-racial no ensino superior com o apoio educacional e pedagógico. Especificamente, visa compreender a correlação entre procedimentos de ensinar e de estudar, aprender e pesquisar, em uma conjuntura de pandemia. A dialética materialista, sobretudo da práxis humana, torna-se referência na compreensão de ações dinâmicas, interativas e contraditórias no âmbito acadêmico. Os resultados apontam: i) dificuldades de falar sobre a falta de equidade étnico-racial no ensino superior; ii) obstáculos da vida universitária; iii) fatores interferentes no desempenho acadêmico; iv) relatos de racismo como um fator limitante na experiência desse cotista. Por fim, sugere-se a aplicação de uma rede de apoio e oficinas para auxiliar na transformação de realidades estudantis e pretende-se contribuir com a equidade étnico-racial no ensino superior.</p> Antônio Neto Ferreira dos Santos, Amanda de Souza Marques, Thamires Luana Silva Nascimento Copyright (c) 2021 Revista Profissão Docente http://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1408 Sex, 03 Set 2021 00:00:00 -0300 Arte postal: práticas pedagógicas no ambiente virtual http://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1400 <p>Este artigo, desdobramento de uma pesquisa do Mestrado profissional em Artes da Universidade Federal de Uberlândia, apresenta a arte postal como possibilidade de práticas pedagógicas no ambiente virtual. Objetiva refletir sobre as potencialidades da arte postal, em um ensino de arte experienciado em rede, com alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública em Minas Gerais. A arte postal caracteriza-se por produzir, enviar, receber e reenviar uma produção artística por meio de correios e redes de contatos sociais via internet. Essa experiência coloca os participantes em um sistema dinâmico e de alternância, como espectadores, propositores, produtores e receptores. A experiência pedagógica vivenciada a partir da estrutura de funcionamento e história da arte postal com a participação de professores, artistas e alunos, apresentou-se como meio enriquecedor na mediação e compreensão de conhecimentos em arte. Apontou ainda para a importância de metodologias compartilhadas em produções visuais, como prática motivacional no ensino em artes.</p> Edna Márcia Duarte Toffoli, João Henrique Lodi Agreli, Elsieni Coelho da Silva Copyright (c) 2021 Revista Profissão Docente http://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1400 Sex, 03 Set 2021 00:00:00 -0300