Práticas educativas e equidade étnico-racial no Ensino Superior: apoio pedagógico ao cotista em tempos pandêmicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1408

Resumo

Busca-se entender, neste artigo, como ocorre a inter-relação entre práticas educativas, equidade étnico-racial no ensino superior e apoio pedagógico de graduandos cotistas PPI, em um contexto pandêmico? No plano geral, objetiva articular a questão da equidade étnico-racial no ensino superior com o apoio educacional e pedagógico. Especificamente, visa compreender a correlação entre procedimentos de ensinar e de estudar, aprender e pesquisar, em uma conjuntura de pandemia. A dialética materialista, sobretudo da práxis humana, torna-se referência na compreensão de ações dinâmicas, interativas e contraditórias no âmbito acadêmico. Os resultados apontam: i) dificuldades de falar sobre a falta de equidade étnico-racial no ensino superior; ii) obstáculos da vida universitária; iii) fatores interferentes no desempenho acadêmico; iv) relatos de racismo como um fator limitante na experiência desse cotista. Por fim, sugere-se a aplicação de uma rede de apoio e oficinas para auxiliar na transformação de realidades estudantis e pretende-se contribuir com a equidade étnico-racial no ensino superior.

Biografia do Autor

Antônio Neto Ferreira dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com período sanduíche na Universidade de Coimbra; Mestrado em Educação (PPGED/UFU) e Graduação em Pedagogia - Habilitações: Orientação Educacional, Supervisão Escolar, Inspeção Escolar e Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental - , pela Faculdade de Educação da UFU. Atualmente é Técnico em Assuntos Educacionais da UFU, atuando na Divisão de Promoção de Igualdades e Apoio Educacional (DIPAE) da Diretoria de Inclusão Promoção e Assistência Estudantil (DIRES) da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (PROAE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Saberes e Práticas Educativas, Políticas e Gestão de Educação, atuando principalmente nas seguintes áreas com os respectivos temas: Educação Superior: Didática Geral, Estágio Supervisionando, Prática de Ensino, Formação de Professores, Gestão e Política Educacional, Educação Ambiental, Métodos e Técnicas de Pesquisa, Orientação Educacional e Pedagógica e Planejamento de Estudos. Educação Básica: Orientação Educacional e Coordenação Pedagógica; Ciências: ensino, estudo, pesquisa e projetos de Educação Ambiental.

Amanda de Souza Marques, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Thamires Luana Silva Nascimento, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Graduanda em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Extensionista no Acolhidas, projeto de extensão vinculado ao ESAJUP que busca o combate e a prevenção da violência de gênero na Universidade, e na Clínica de enfrentamento ao trabalho escravo (UFU). Bolsista no projeto de ensino do programa de graduação PBG, “IgualUFU - Transformar modos de ser, estar e viver de graduandos: pretos, pardos e indígenas”. Pesquisadora na modalidade Iniciação Científica (PIVIC), com a temática "Reflexos do racismo científico do século XIX no sistema judiciário brasileiro atual". 

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Publicado

2021-09-03

Como Citar

Santos, A. N. F. dos, Marques, A. de S., & Nascimento, T. L. S. (2021). Práticas educativas e equidade étnico-racial no Ensino Superior: apoio pedagógico ao cotista em tempos pandêmicos. Revista Profissão Docente, 21(46), 01–21. https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1408