Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista UNIJUS é uma publicação semestral do Curso de Direito da Universidade de Uberaba, em parceria com o Núcleo de Estudos Jurídicos de Uberaba do Ministério Público de Minas Gerais. Destina-se à divulgação de trabalhos acadêmicos de discentes, docentes e pesquisadores em geral, sobre temas pertinentes ao Direito, considerando, inclusive, suas inúmeras interfaces, como a História do Direito, a Teoria do Direito, Filosofia e Sociologia do Direito. Busca-se, com isso, contribuir para o aprimoramento do pensamento científico, por meio do compartilhamento das ideias de estudiosos de diversas partes do mundo, em suas distintas propostas de teorização e aplicação do Direito.

Processo de Avaliação pelos Pares

A Política de Avaliação, para seguir os critérios de imparcialidade de julgamento, adota a submissão cega, ou seja, sem que os avaliadores possam ter ciência de quem apresenta o artigo. Esse procedimento garante a lisura da avaliação, em comprometimento com a ciência. Os avaliadores são nomeados pelo Editor Gerente, conforme o tema do artigo, entre os membros do Corpo Editorial, constituído de Doutores e Pós-Doutores pertencentes a distintas instituições do Brasil e do exterior. Em caso de temas que exijam avaliação de caráter técnico (por exemplo, um tema ligado a Medicina), avaliadores ad hoc podem ser convidados a emitir parecer.

Periodicidade

A Revista UNIJUS tem periodicidade semestral, possuindo publicações desde 1998.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

A revista UNIJUS é um períodico de publicação semestral da UNIUBE em parceria com a Procuradoria Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, por intermédio do Núcleo de Estudos Jurídicos de Uberaba "Promotor de Justiça Luciano Justiniano Ribeiro".


Objetiva-se que a UNIJUS seja um ponto de encontro para discentes, docente e pesquisadores em geral que se dediquem a pensar o direito a partir de suas múltiplas interfaces.