Sobre a Revista

| FOCO E ESCOPO

A Revista UNIJUS destina-se à divulgação de trabalhos acadêmicos de discentes, docentes e pesquisadores em geral, sobre temas pertinentes ao Direito, considerando, inclusive, suas inúmeras interfaces, características que possibilitam a interdisciplinaridade. Será dada prioridade para artigos que contribuam para discussões relacionadas ao campo do direito e resolução de conflitos, direito e tecnologias e direito e sociedade digital. Busca-se com isso, contribuir com a produção de pesquisas no direito, para situá-lo adequadamente frente aos permanentes e eminentes conflitos sociais ocorridos, especialmente em um novo contexto tecnológico, que exigem inovadoras soluções jurídicas.

A revista está organizada em seções com objetivos específicos, a saber:

1. Artigos acadêmicos | Artigos diversos com relevância nacional e internacional.

2. Trabalhos acadêmicos | Publicação dos trabalhos de pesquisa docente e discente do curso de direito da Uniube.

3. Resenhas | Análises de títulos com interesse acadêmico.

4. Memórias acadêmicas | Espaço destinado à construção da memória jurídica nacional e institucional.

A revista é publicada em formato digital | ISSN 2525-7404

 

| PROCESSO DE AVALIAÇÃO

O processo de avaliação é composto por etapas, nas quais há critérios específicos observados para que os manuscritos cheguem a ser publicados. Assim, tem-se:

1. Avaliação editorial preliminar | Todos os manuscritos encaminhados à revista passam pela análise prévia da editora-chefe, na qual são analisados os requisitos formais exigidos para a submissão, a adequação à política editorial, o alinhamento com o escopo da revista e o potencial de contribuição.

2. Verificação de plágio | Nesta etapa, os manuscritos são encaminhados à verificação de plágio, através de software específico. 

3. Avaliação por pares | Aprovado nas etapas anteriores, o manuscrito é encaminhado para a análise e avaliação de pareceristas anônimos, tendo como base o processo double blind peer review. Uma vez emitidos os pareceres, estes são encaminhados aos autores para que tomem conhecimento, ou realizem as adequações indicadas. Caso haja correções a serem feitas, o manuscrito corrigido é novamente encaminhado para avaliação.

OBS.: Em casos específicos, o conselho editorial poderá propor a produção de dossiês, ou mesmo apresentar convites específicos a autores para a publicação de manuscrito na revista.

 

| CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DOS MANUSCRITOS

Os manuscritos encaminhados não podem ter sido enviados a outros periódicos e devem ser inéditos. Os autores poderão encaminhar apenas um manuscrito por vez, seja como autor principal ou coautoria, devendo observar o prazo de 2 edições para uma nova submissão, após a publicação do manuscrito. Em casos excepcionais, como dossiês ou convites, os manuscritos poderão inobservar tais condições.

Os textos devem ser escritos em português, inglês ou espanhol, independentemente da nacionalidade dos autores e coautores. Preferencialmente, os manuscritos deverão ser redigidos em inglês. 

A revista não cobra nenhuma taxa de submissão, avaliação ou publicação.

 

| SUBMISSÃO

A submissão de um manuscrito pode ser realizada a partir da criação de um cadastro. Convidamos os autores a tomarem ciência das diretrizes para publicação.

 

| PERIODICIDADE

A Revista UNIJUS tem periodicidade quadrimestral, possuindo publicações desde 1998, obedecendo a seguinte ordem:

A. Volume 1 | Janeiro a abril.

B. Volume 2 | Maio a agosto.

C. Volume 3 | Setembro a dezembro.

 

| POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Fundamenta tal prática, a “Declaração de Berlim sobre Acesso ao Conhecimento nas Ciências e Humanidades” (“Berlin Declaration on Open Acces to Knowledge in the Sciences and Humanities”).

 

| BOAS PRÁTICAS NA PUBLICAÇÃO

A UNIJUS se pauta por um compromisso ético e que visa à garantia permanente da qualidade de suas publicações. Assim, observando práticas internacionais de publicação, especificamente os Principles of Transparency and Best Practice in Scholarly Publishing do Committee on Publication Ethics - COPE -, defendemos a ética em todos os processos e etapas, bem como nas ações de todos que se colocam como parte deste periódico. Dessa forma, qualquer comportamento que vá contra os princípios supracitados, será rechaçado pela UNIJUS.

 

| DIREITOS AUTORAIS

Uma vez publicados os manuscritos na revista, os autores cedem os direitos autorais referentes aos textos produzidos para a UNIJUS. Cumpre observar que somente após a publicação oficial no site da revista é que os autores podem reproduzir os artigos, observadas as devidas indicações e referenciações. 

A revista UNIJUS adota a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC).

 

| INDEXAÇÃO

1. Diadorim

2. Google Acadêmico

3. Sumários.org

4. Latindex