https://revistas.uniube.br/index.php/efp/issue/feed Encontro de Formação de Professores 2013-10-16T08:34:14+00:00 Denise Rodovalho Scussel gestor.pedagogia@uniube.br Open Journal Systems <p>--- ISSN: 2318-387X (on-line) ---</p><p><span>O objetivo geral do encontro é viabilizar reflexões teórico-metodológicas e divulgar relatos de experiências e os resultados de pesquisa em educação desenvolvidas na graduação, pós-graduação, PIBID. Estabelecer discussão do trabalho educacional que vise a aproximar a pesquisa da pós-graduação com a graduação e a prática.</span></p><p><span><span>Será apresentado as produções científicas advindas dos trabalhos realizados pelos alunos do PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, dos trabalhos realizados pelos alunos da Iniciação Científica e ainda experiências exitosas de profissionais que já atuam nas diferentes áreas da educação. Com duração de três dias, o curso percebe a importância do momento de encontro e reflexão para contribuição da aprendizagem para o profissional da educação, professor / educador / gestor, para a sua atuação no campo da educação formal e não formal.</span><br /></span></p> https://revistas.uniube.br/index.php/efp/article/view/660 ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: a construção do conhecimento do profissional docente 2013-10-16T08:34:14+00:00 Denise Rodovalho Scussel gestor.pedagogia@uniube.br <p>Encontro em que nos colocamos como construtores de um novo tempo, mas não nos desvinculando do passado, os conhecimentos já adquiridos são sempre a base para novos conhecimentos. Acreditamos ser esse o grande fascínio de nossa profissão, seremos sempre aprendizes dos novos tempos, das mudanças...</p> 2013-10-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) https://revistas.uniube.br/index.php/efp/article/view/659 SER PROFESSOR NO BRASIL ATUAL: ENTRAVES, ENCANTOS E DESAFIOS 2013-10-16T08:34:14+00:00 Denise Rodovalho Scussel gestor.pedagogia@uniube.br <p>O que estamos vivendo? De onde estamos falando? Quantos somos e quem somos? Como somos formados? Esses foram os eixos norteadores da reflexão proposta pela doutora em História pela USP e pós-doutorada em Educação pela UNICAMP, Selva G. Fonseca, ao iniciar a palestra de abertura do Encontro de Formação de Professores/I Encontro Interinstitucional do PIBID – UNIUBE/UFTM.</p> 2013-10-04T00:00:00+00:00 Copyright (c) https://revistas.uniube.br/index.php/efp/article/view/640 O ENSINO DO VOLEIBOL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA/UNIUBE 2013-10-16T08:34:14+00:00 Aaron Crosara Magalhães Sousa aaron_crosara@hotmail.com Elton Campos Berderino eltinhofut@hotmail.com Ewerton Junio Costa ewertonjunio10@hotmail.com Silas Queiroz Souza silas.souza@uniube.br Desde o final da década de 1990, diferentes propostas metodológicas para o ensino dos esportes coletivos (GRECO, 1998; PAES e BALBINO, 2005) tem sido apresentadas como forma de superar o modelo de ensino tradicional. O que temos observado é que o modelo tradicional de ensino privilegia a questão da sobrecarga de trabalho prático, muitas vezes exercida na busca do desenvolvimento técnico de habilidades, sem transferência para o jogo. Na perspectiva desses autores, há um consenso de que esse modelo tradicional, caracterizado também pela especialização e competição precoce, tenha sido considerado como responsável pela falta de criatividade dos praticantes, ocasionando, também, o afastamento de crianças e jovens das quadras esportivas, seja nas escolas, em clubes ou em outros ambientes que ofereçam a prática esportiva. É preciso considerar que, em função dos estilos de vida adotados pela sociedade atual, a falta de atividade física para crianças e adolescentes tenha contribuído para o empobrecimento do repertório motor desses jovens. 2013-09-10T00:00:00+00:00 Copyright (c) https://revistas.uniube.br/index.php/efp/article/view/642 RELATO DE EXPERIÊNCIA: A PRODUÇÃO DO JORNAL ESCRITO COMO FONTE DE ENSINO DE DIVERSOS GÊNEROS TEXTUAIS 2013-10-16T08:34:14+00:00 Adriana Naves Coelho drikanavescoelho@hotmail.com Ariane Martins arianemartinns@hotmail.com Camila Souza dos Santos camila.souza91@yahoo.com.br Heloísa Maria M. Lessa helo_mmlessa@yahoo.com.br Lauro Lúcio Pessato lauro_salem@hotmail.com Saber escrever é essencial ao aluno da educação básica. Estimular o discente a produzir textos faz com ele seja capaz de expor suas ideias, enriquecer seu vocabulário e melhorar suas habilidades em outras áreas de ensino. São quatro os quesitos requeridos. Segundo Cavalcanti (2010), para concretizar a intenção da escrita: ter o que dizer, razões para dizer, estratégias para dizer e escolha de interlocutores a quem dizer. Por esse motivo, a produção textual se faz extremamente necessária aos alunos, das séries iniciais do ensino fundamental ao ensino médio. 2013-09-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) https://revistas.uniube.br/index.php/efp/article/view/635 OS SABERES, A AÇÃO PEDAGÓGICA E AS PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES 2013-10-16T08:34:14+00:00 Adriana Vaz Efisio Emanuel adrianaemanuel@gmail.com Laudeth Alves dos Reis laudeth.alves@hotmail.com Maria Amélia Castro Cotta ameliacotta@gmail.com <p>A avaliação da qualidade da Educação Infantil no Brasil inclui diferentes critérios, tais como: a) infraestrutura das instituições educativas quanto à sala e outros espaços; b) elaboração coletiva da proposta pedagógica; c) relação entre cuidado e educação; d) alimentação e cuidado com a alimentação e saúde; e) desenvolvimento de projetos de trabalho que impliquem em discussões de temáticas sociais que favoreçam a aprendizagem das crianças; f) uma atenção ao currículo de Educação Infantil; g) um comprometimento com a concepção de infância; e) o compromisso com as interações e as brincadeiras e, não menos importante, uma atenção especial à formação e identidade dos professores de Educação Infantil.</p> 2013-09-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) https://revistas.uniube.br/index.php/efp/article/view/643 A ESCOLA ENQUANTO INSTÂNCIA CULTURAL: OBSERVAÇÕES SOBRE A CONCEPÇÃO DE CULTURA ESCOLAR 2013-10-16T08:34:14+00:00 Anelise Martinelli Borges de Oliveira anelisemartinelli@gmail.com <p>Nos últimos trinta anos, boa parte dos estudos acadêmico-científicos no âmbito da História da Educação tem enfatizado a instituição escolar enquanto espaço de cultura. Esses estudos foram responsáveis pela institucionalização de uma concepção relacionada ao processo histórico-social da escola como a de “cultura escolar”. Dessa forma, a cultura adquiriu uma importância fundamental na compreensão dos fenômenos internos da escola, que não mais se limitavam à prática educativa.</p> 2013-09-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) https://revistas.uniube.br/index.php/efp/article/view/638 A ARTE, O ARTESANATO E AS CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR 2013-10-16T08:34:14+00:00 Carina Diniz Rocha carinadinizvet@yahoo.com.br Ana Cristina de Queiroz Ramos anacristinadequeirozramos@hotmail.com Sueli Teresinha de Abreu Bernardes abreubernardes@terra.com.br A atividade relatada é uma experiência interdisciplinar, desenvolvida por alunas de cursos de Licenciatura na modalidade à distância da Universidade de Uberaba, integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Observatório da Educação Interdisciplinaridade na Educação Básica: estudos por meio da arte e da cultura popular.<strong></strong> 2013-09-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) https://revistas.uniube.br/index.php/efp/article/view/644 PIBID: O PROCESSO AVALIATIVO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL 2013-10-16T08:34:14+00:00 Carolina Macêdo Barcelos Ogoshi carolmbarcelos@hotmail.com Juscélia Nunes Santos juscelia.santos@edu.uniube.br Cláudia Montagneri Masson claudia.masson@hotmail.com Adriana Cristina Paiva Carneiro adriana.crispaiva@hotmail.com <p class="EstiloResumo-Texto">Por meio de atividades realizadas nos encontros do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) do curso de Matemática da UNIUBE, os licenciandos em Matemática tiveram a oportunidade de pensar e aplicar um modelo de avaliação diferente do convencional. Dessa forma, optou-se por privilegiar o jogo como processo avaliativo com o objetivo de oportunizar, aos alunos do 8° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Uberaba, um momento descontraído de avaliação sobre o conteúdo de frações, utilizando o jogo de dominó, confeccionado especialmente para a ocasião.</p> <p>Palavras-chave: Avaliação. Frações. Jogo. Licenciatura em Matemática.</p> 2013-09-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) https://revistas.uniube.br/index.php/efp/article/view/645 MUSEU DOS DINOSSAUROS: um espaço alternativo de aprendizagens significativas 2013-10-16T08:34:14+00:00 Helione Dias Duarte proes.apoiopedagogico@uniube.br <p>A utilização de espaços não-formais na educação permite renovar saberes e constituir outros permanentemente, para que os conhecimentos já constituídos sejam ampliados. Assim, é importante fomentar novas formas de aprendizagem para que se possa ultrapassar a rotina de transmissão de conteúdos sistematizados e suscitar a modificação da rotina escolar. A valorização desses espaços é o objetivo do subprojeto “Cidade Alfabetizadora: uma proposta de alfabetização por meio do estudo da história local e do cotidiano”, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, que visa proporcionar um novo olhar aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Uberaba nesses locais e a difundir a formação continuada dos alunos do curso de Pedagogia da Universidade de Uberaba-Uniube, participantes desse subprojeto.</p> 2013-09-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) https://revistas.uniube.br/index.php/efp/article/view/646 VIVENCIANDO O COTIDIANO DE SALA DE AULA POR MEIO DO PIBID MATEMÁTICA DA UFTM 2013-10-16T08:34:14+00:00 Joana dos Santos Silva jo.uftm@hotmail.com Vanderleia Conceição Ribeiro vanderleia_cr@hotmail.com <p class="ResumoRevista">Constatam-se frequentemente as dificuldades que professores recém-formados enfrentam ao entrar em sala de aula, sozinhos, pela primeira vez. Esses se sentem angustiados sem saber o que fazer ou como agir. Segundo Mariano (2005), ao analisar os trabalhos apresentados na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED, com o objetivo de estudar como se dá o início da docência e quais as características deste período da profissão, constatou que a solidão e o isolamento são sentimentos que tomam conta do professor iniciante, associados ao sentimento de insegurança devido à inexperiência docente. Além disso, as dificuldades no manejo e domínio da sala, bem como as dificuldades em aliar a postura ideal com a postura real do professor são, também, apontadas como algo que aflige os docentes.</p> 2013-09-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) https://revistas.uniube.br/index.php/efp/article/view/647 ANÁLISE HISTÓRICA DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA 2013-10-16T08:34:14+00:00 José Fernando Condeles condeles@fisica.uftm.edu.br Maria Célia Borges marcelbor@gmail.com O ensino fundamental no Brasil passou por consideráveis mudanças nas últimas quatro décadas, tanto na distribuição de matrículas por série quanto no perfil socioeconômico e cultural dos alunos deste nível de ensino. Neste trabalho são abordadas as transformações observadas no ensino fundamental, no referido período, sob a perspectiva da qualidade de ensino dos alunos egressos e as perspectivas de formação de professores de Física. Alguns autores apontam que, no Brasil, na década de 1920, mais de 60% da população brasileira era de analfabetos, mesmo com a adoção de critérios pouco exigentes e pouco definidos para a obtenção de estimativas do analfabetismo (Oliveira, 2005). De fato, a conscientização em nível mundial em torno da educação teve início a partir da década de 1940. 2013-09-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) https://revistas.uniube.br/index.php/efp/article/view/648 PIBID: O PROCESSO AVALIATIVO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL 2013-10-16T08:34:14+00:00 Juscélia Nunes Santos juscelia.santos@edu.uniube.br Djalma Gonçalves Pereira djalma.pereira@uniube.br Carolina Macêdo Barcelos Ogoshi carolmbarcelos@hotmail.com Cláudia Montagneri Masson claudia.masson@hotmail.com <p class="EstiloResumo-Subttulo">O presente trabalho é fruto das atividades realizadas pelos alunos do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) da Universidade de Uberaba e tem como finalidade relatar uma experiência didático-pedagógica diferenciada, agregando valores como a ludicidade, a interdisciplinaridade, modelagem matemática, etnomatemática, entre outros. Foi feito um apanhado conceitual a respeito de cada um desses valores, embasando nossa prática e induzindo a uma reflexão sobre o atual sistema educacional e suas deficiências. Elencamos alguns critérios para a educação efetiva e alguns problemas que incidem na qualidade da educação. Acreditamos que a formação continuada e o uso de práticas pedagógicas diferenciadas devem fazer parte do cotidiano dos educadores, sendo um dos fatores para a melhoria da qualidade dessa educação.</p> <p>Palavras-chave: PIBID. Ludicidade. Matemática.</p> 2013-09-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) https://revistas.uniube.br/index.php/efp/article/view/649 A INTERDISCIPLINARIDADE, A ARTE E A CULTURA POPULAR NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA 2013-10-16T08:34:14+00:00 Leonardo Marcelino leonardo.marcelino@hotmail.com Sueli Teresinha de Abreu Bernardes abreubernardes@gmail.com <p>Este texto relata atividades de iniciação científica no Observatório da Educação Interdisciplinaridade na Educação Básica: estudos por meio da arte e da cultura popular, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), realizado na Universidade de Uberaba-UNIUBE. Voltado ao estudo das políticas públicas educacionais para a educação básica, tem por objetivo identificar a menção à interdisciplinaridade, à arte e à cultura popular na legislação e nos documentos oficiais que expressam tais políticas. As questões norteadoras são: há menção às práticas interdisciplinares, à arte e à cultura popular nas legislações e documentos oficiais nas esferas federal e estadual relacionadas à educação básica? O mesmo ocorre no âmbito municipal? Em caso afirmativo, quais são e o que preveem? Que conceito de interdisciplinaridade eles expressam? Adota-se uma metodologia para o desenvolvimento deste estudo que abrange um levantamento bibliográfico, uma pesquisa documental e uma pesquisa na internet, em duas etapas. Na primeira, estudam-se os dados relativos ao estado mineiro e à federação. Na segunda etapa, serão estudados o plano de educação e as diretrizes curriculares municipais. Os dados obtidos são quantificados em termos de ocorrência e analisados em uma abordagem qualitativa. Os documentos são obtidos por meio do portal do Ministério da Educação e da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais. Posteriormente, as análises na rede municipal serão realizadas na Secretaria Municipal de Educação. Os pressupostos teóricos que embasam as análises sobre as políticas educacionais para a educação básica são os de Garcia (2008) e Dourado (2007); sobre a interdisciplinaridade, Fazenda (1999, 2002, 2003, 2008); sobre cultura popular, Brandão (1985, 2007). As questões da interdisciplinaridade e das relações arte e educação são igualmente objeto de leitura, a partir do referencial teórico selecionado sobretudo em Barbosa (2001). Os resultados iniciais abrangem a leitura da atual Constituição Federal Brasileira, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96, do Plano Nacional de Educação (lei 10.172/01) e, ainda, do documento oficial relativo aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) da educação básica. Para a compreensão do sentido da cultura popular, iniciou-se um levantamento de vídeos disponíveis na internet sobre expressões da cultura popular mineira, mais especificamente do município de Uberaba-MG e um estudo da bibliografia escolhida. Os dados, apesar de iniciais, apontam para a necessidade de compreensão dos conceitos para facilitar a sua identificação nos documentos.</p> <strong>Palavras-chave:</strong> Interdisciplinaridade. Arte. Cultura Popular. Educação Básica. Políticas Educacionais. 2013-09-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) https://revistas.uniube.br/index.php/efp/article/view/634 A CONCEPÇÃO SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE UBERABA 2013-10-16T08:34:14+00:00 Lucimara Perente Domiciano lucimara.domiciano@uniube.br <p class="Default"><span>Nos últimos tempos, a formação profissional em Educação Física tornou-se foco de diversos debates ocorridos em nosso país, os quais objetivam a discussão sobre o futuro do ensino da Educação Física numa esfera de mudanças globais.</span></p> 2013-09-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) https://revistas.uniube.br/index.php/efp/article/view/650 DESENVOLVENDO A EXPRESSÃO ESCRITA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO 2013-10-16T08:34:14+00:00 Márcia Cusinato Xavier marciacusinatoxavier@gmail.com Marcus Garcia de Sene marcus.uftm@yahoo.com.br <p>A necessidade de se produzir textos bem escritos, sejam eles narrativos, dissertativos ou argumentativos, está cada vez mais presente na sociedade letrada em que se vive no Brasil. Hoje em dia, em qualquer concurso público ou até mesmo para alcançar qualquer vaga em uma instituição superior de ensino, a redação é crucial e eliminatória. Preocupado com a enorme contingência de alunos que deixam o Ensino Médio com algumas dificuldades, principalmente, em produção textual, decidi elaborar um projeto, por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Subprojeto Letras-Português, o qual permitisse a atenuação dos problemas dos alunos do segundo ano do Ensino Médio, de uma das escolas da rede publica estadual em Uberaba, na qual os licenciandos bolsistas do subprojeto Letras-Português desenvolvem suas atividades do programa.</p> 2013-09-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) https://revistas.uniube.br/index.php/efp/article/view/636 O PAPEL DO DOCENTE E DAS INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL 2013-10-16T08:34:14+00:00 Márcia Guimarães Oliveira de Souza marcia.guimaraesos@gmail.com Marilene Ribeiro Resende marilene.resende@uol.com.br <p>O estudo bibliográfico descrito neste texto visa ampliar a compreensão acerca do processo ensino-aprendizagem e o papel do docente nesse processo, a partir da abordagem histórico-cultural, com base nas contribuições dos seus teóricos, sobretudo aquelas deixadas pelo seu principal idealizador, que foi Lev Semenovich Vigotski e também as contribuições de Luria e Leontiev que o acompanhavam. Buscamos junto a esses teóricos, o aporte teórico acerca dos elementos fundamentais que estão envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, os quais se constituem em referencial para a compreensão da mediação didático-pedagógica realizada nos espaços escolares.</p> 2013-09-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) https://revistas.uniube.br/index.php/efp/article/view/633 CONSTRUÇÃO DE HORTA VERTICAL NA ESCOLA, UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA 2013-10-16T08:34:14+00:00 Simone Acrani simoneacrani@dcb.uftm.edu.br <span>O curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM participa do PIBID-BIOLOGIA-UFTM e tem por objetivo garantir ao discente da instituição o contato com a realidade da educação básica brasileira e possibilitar que este atue em intervenções visando à melhoria da mesma; garantir aos supervisores e às escolas em que atuam o estímulo para busca de novas práticas, mantendo, assim, no ambiente escolar, um profissional comprometido com a utilização de estratégias que facilitem o entendimento do aluno; além de permitir ao aluno da educação básica um contato inicial com a universidade e a oportunidade de trabalhar conteúdos de biologia de forma que efetivem sua aprendizagem (ACRANI e cols. 2011). Dentre os projetos de intervenção elaborados pelo PIBID-BIOLOGIA-UFTM, foi criado o projeto ‘’Jovens Agricultores’’, com o objetivo de complementar os temas de Biologia aprendidos em sala de aula, utilizando recursos e espaços que fazem parte do ambiente escolar e do contexto em que estão inseridos. </span> 2013-09-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) https://revistas.uniube.br/index.php/efp/article/view/651 A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA – O PIBID UNIUBE 2013-10-16T08:34:14+00:00 Soraia Abud Ibrahim soraia.ibrahim@uniube.br É de grande relevância a inserção do licenciando no contexto escolar desde o início de sua formação, para que haja a iniciação à docência. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela CAPES, desde setembro de 2012 vem oferecendo essa experiência aos alunos e professores de matemática em Uberaba, em parceria com a Universidade de Uberaba. O PIBID tem como objetivo favorecer o desenvolvimento das competências e habilidades relativas à ação docente, através da iniciação dos futuros professores de Matemática no ambiente escolar, estimulando sua permanência na docência. Assim, abre um leque de possibilidades ao relacionar a teoria e a prática, num processo dialético entre universidade e escola parceira, fortalecendo o crescimento do fazer pedagógico, a reflexão e a ação da prática escolar. 2013-09-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) https://revistas.uniube.br/index.php/efp/article/view/637 A ARTE PERMEANDO A FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE PROFESSORES QUE ATUAM NA MODALIDADE A DISTÂNCIA/ UNIUBE 2013-10-16T08:34:14+00:00 Sueli Teresinha de Abreu Bernardes abreubernardes@terra.com.br Tiago Zanquêta de Souza tiago.zanqueta@uniube.br Márcia Guimarães Oliveira de Souza marcia.guimaraesos@gmail.com <p>Este relato origina-se de uma pesquisa-ação do <em>Grupo de Estudos Arkhé</em> formado por professores-tutores dos componentes curriculares de formação pedagógica dos cursos de Licenciatura-EAD da Universidade de Uberaba. A atuação desse grupo é vinculada à Pró-Reitoria de Ensino Superior, no que diz respeito à formação continuada em serviço dos professores que atuam na modalidade a distância.</p> <p>O objetivo geral desse grupo é realizar estudos e atividades voltados à formação continuada em serviço desses professores-tutores, por meio de uma pesquisa-ação. Como objetivos específicos, busca-se desenvolver ações relacionadas ao Ambiente Virtual de Aprendizagem-AVA e elaborar material didático.</p> 2013-09-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) https://revistas.uniube.br/index.php/efp/article/view/652 ORGANIZAÇÃO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA EM MINAS GERAIS NO INÍCIO DA REPÚBLICA (1889-1906) 2013-10-16T08:34:14+00:00 Tamiris Cristina Capucci tamiris-capucci@hotmail.com Eduarda Cristina Pereira eduarda204@yahoo.com.br Wenceslau Gonçalves Neto wenceslau@ufu.br <p>Os registros das atividades da Câmara Municipal de Uberabinha (Uberlândia, a partir de 1929) expõem uma preocupação decisiva pela instrução popular, o que se explicita nas 4 primeiras leis aprovadas pelos vereadores em 1892 (o município é de 1888), ano em que as Câmaras são reabertas após o período de Intendência instaurado com a República. Essas leis referem-se todas à educação, incluindo Lei de Instrução e Regulamento Escolar, além de determinações com relação às aulas noturnas e à divisão do município em circunscrições literárias.</p><strong>Palavras-Chave</strong>: República, Instrução Pública, Ação Municipal, Minas Gerais. 2013-09-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) https://revistas.uniube.br/index.php/efp/article/view/653 FORMAÇÃO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS NOS CURSOS TECNOLÓGICOS DA UNIVERSIDADE DE UBERABA 2013-10-16T08:34:14+00:00 Vânia Aparecida Borges Weitzel vania.weitzel@uniube.br Com os processos de globalização, o mercado exige, cada vez mais, profissionais capacitados, cujo conhecimento em sua forma mais ampla é o que mais se valoriza. Com isto, o espaço escolar passou a ser considerado como o caminho mais viável ao progresso econômico e à ascensão social, já que é nele que o conhecimento é disseminado e onde esses profissionais são formados. Não obstante, as inúmeras vantagens agregadas pelo processo de globalização e, entre elas, a exigência de um prolongamento da escolaridade obrigatória, não se pode negar as sérias ameaças decorrentes do mesmo processo com a “massificação” das escolas, cujos efeitos se estendem desde as questões financeiras, típicas dos países subdesenvolvidos e emergentes que não conseguem ofertar sequer a educação básica à maioria de sua população, até os problemas de ordem pedagógica, principalmente, aqueles relacionados às questões didáticas. 2013-09-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) https://revistas.uniube.br/index.php/efp/article/view/654 TECNOLOGIAS E TRABALHO DOCENTE NA ERA DIGITAL 2013-10-16T08:34:14+00:00 Vivian Jilou vivianjilou@yahoo.com.br Sálua Cecílio salua.cecilio@uniube.br <p>A rápida transformação do cenário mundial globalizado mostra-se aliada à utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), aqui denominadas TDs (TDs). Diante de novos contextos sociais e de trabalho, o professor se vê desafiado a aderir às referidas tecnologias, seja no trabalho, seja no seu cotidiano.</p> 2013-09-18T00:00:00+00:00 Copyright (c)