TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE

Maurício dos Reis Brasão

Resumo


Esta produção é um recorte de resultados de pesquisa sobre a formação de professores, pelo atual Governo Federal, para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs. Nesse contexto, objetivamos identificar as tecnologias digitais implementadas na formação de professores. Optamos por uma abordagem qualitativa, contando com pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Os procedimentos de coleta de dados incluem aplicação de questionário e entrevistas. Para análise dos dados coletados, empregamos o software CHIC (Classificação Hierárquica Implicativa e Coesiva), que oferece a possibilidade de um olhar estatístico sobre dados qualitativos. Tanto a realização da análise de conteúdo, quanto às categorizações das questões abertas do questionário, foram orientadas pelos pressupostos de Bardin (2010, p. 42). Como resultados parciais, os dados estatísticos apresentam aumento considerável no número de professores com graduação revelando progresso significativo no campo da formação docente. Os estudos apontam para as ações implementadas pelo governo na formação inicial e continuada aos docentes. Observamos que, para poder pensar a possibilidade de escolas, com um plural pleno, que incorporem a nova razão que vem sendo gestada na sociedade contemporânea, torna-se necessário conhecer as diretrizes gerais das políticas públicas que interferem diretamente no setor educacional brasileiro, e as transformações que as ações desencadeadas por essas políticas podem provocar nos contextos escolares e nas práticas pedagógicas dos docentes.

Palavras-chave: Formação Docente. Inclusão Digital. TDICs. Políticas Públicas.


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