Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Anais do Encontro de Pesquisa em Educação e Congresso Internacional de Trabalho Docente e Processos Educativos
Atual
Arquivos
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Contato
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 1 n. 1 (2013): 7º Encontro de Pesquisas em Educação
v. 1 n. 1 (2013): 7º Encontro de Pesquisas em Educação
Publicado:
2013-10-22
GT1: Estado e Políticas Educacionais
POLÍTICA PÚBLICA DE INCENTIVO A LEITURA: A INFLUÊNCIA DO PROLER NOS RESULTADOS DO IDEB DAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE UBERABA
Cinayana Silva Correia, Denise Rodovalho Scussel, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de Carvalho
1
PDF
O ESTADO DA ARTE DE UM PROGRAMA DE LEITURA: PROLER
Clarice Alves de Araújo, Dulceana Pereira, Gabriela Ferreira de Mello Borges
2
PDF
O PROGRAMA NACIONAL DE INCENTIVO À LEITURA E A INCLUSÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE UBERABA
Dulceana Pereira, Clarice Alves de Araújo, Gabriela Ferreira de Mello Borges
3
PDF
DOCÊNCIA, LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS DO ENSINO SUPERIOR
Gabriela Ferreira de Mello Borges, Priscilla Oliveira Carneiro
4
PDF
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: MOBRAL NO CONTEXTO DO MUNICÍPIO DE UBERABA/MG (1970 A 1985)
Gislene Ferreira Venerando
5
PDF
DIREITO À EDUCAÇÃO: DAS GARANTIAS LEGAIS ÀS PERCEPÇÕES PESSOAIS
Glendha Marques Luz Souto
6
PDF
UM ESTUDO SOBRE A EVASÃO NOS CURSOS PRESENCIAIS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO – IFTM
Luiz Alberto Rezende, Luciana Borges Andrade, Adriana Paula Martins
7
PDF
PERSPECTIVA HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: DO BRASIL REPÚBLICA AOS DIAS ATUAIS
Marianna Centeno, Maria Stela Alves Timóteo, Elaine Antunes Fidélis
8
PDF
A OFERTA DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO NOS INSTITUTOS FEDERAIS E A DUALIDADE NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Adriana Paula Martins, Sueli Teresinha de Abreu Bernardes
9-22
PDF
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ASPECTOS HISTÓRICOS, LEGAIS E PROCEDIMENTAIS
Ana Paula Arantes Lima Manzan, Antônio José de Almeida Júnior, Vanessa das Dores Teruel
23-37
PDF
AVALIAÇÕES EXTERNAS E SEUS IMPACTOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: PERCEPÇÕES E VISÕES PRELIMINARES
Anderson Oramísio Santos, Olíria Mendes Gimenes, Sangelita Miranda Franco Mariano
38-50
PDF
EDUCAÇÃO: COMO ROMPER COM A LÓGICA DO CAPITAL?
Carmen Lúcia Ferreira, Valter Machado da Fonseca
51-61
PDF
POLÍTICAS PÚBLICAS E POLÍTICAS EDUCACIONAIS: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES
Gabriela Ferreira de Mello Borges, Clarice Alves de Araújo, Dulceana Pereira
62-75
PDF
PESQUISAS EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS: CONSIDERAÇÕES SOBRE QUESTÕES EPISTEMOLÓGICAS E METODOLÓGICAS
Giselle Abreu de Oliveira
76-86
PDF
ISONOMIA PARA OS NEGROS BRASILEIROS: AS AÇÕES AFIRMATIVAS COMO INSTRUMENTO PARA ALCANÇAR A IGUALDADE MATERIAL
Helvécio Damis de Oliveira Cunha
87-107
PDF
EDUCAÇÃO INFANTIL SOB A ÓTICA DAS LEGISLAÇÕES EDUCACIONAIS: UM OLHAR SOBRE A CRIANÇA, FAMÍLIA E A CRECHE
Jane Maria dos Santos Reis, Cinval Filho dos Reis, Sangelita Miranda Franco Mariano
108-119
PDF
PROFMAT E A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
João Pedro Aparecido Vicente
120-131
PDF
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE O MANUAL PROPOSTO COMO SUBSÍDIO PARA IMPLANTAÇÃO DA RÁDIO ESCOLAR
Luís Fernando Ribeiro de Oliveira
132-142
PDF
PROGRAMA REUNI: IMPLANTAÇÃO, OPERACIONALIZAÇÃO E IMPACTOS NA CULTURA INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU), NO PERÍODO DE 2008 A 2012
Márcia Cristina Soares Cabrera de Souza, Mara Rúbia Alves Marques
143-154
PDF
MEDIAÇÃO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS: UM ESTUDO NO CURSO DE PEDAGOGIA EAD
Márcia Guimarães Oliveira de Souza, Marilene Ribeiro Resende
155-169
PDF
A REESTRUTURAÇÃO NA EDUCAÇÃO A PARTIR DE 1.980
Maria das Dores Lúcia
170-179
PDF
EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: UMA REFLEXÃO SOBRE O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NO BRASIL E A ESCOLA A TEMPO INTEIRO EM PORTUGAL
Marília Beatriz Ferreira Abdulmassih, Antonio Chizzotti
180-192
PDF
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO PARA O PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO - PROUCA
Maurício dos Reis Brasão
193-205
PDF
OS IMPASSES E DESAFIOS DOS PROFESSORES DA EJA: UM ESTUDO DA MODALIDADE EM UMA ESCOLA DO INTERIOR DE MINAS GERAIS
Nilzilene Imaculada Lucindo
206-220
PDF
GT2: Trabalho Docente
CUIDAR E/OU EDUCAR: CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL ADOTADAS NAS CRECHES DE ITUIUTABA-MG
Daiane Borges Lacerda Costa, Lília Maria Mendes Bernardi
1
PDF
CONCEPÇÕES TEÓRICAS QUE INSPIRAM O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NO MST E O PROJETO FACEFÓLIO NA UNIUBE
Indiara Ferreira, Sueli Teresinha de Abreu Bernardes
2
PDF
SUBJETIVIDADE E TRABALHO DOCENTE NA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA
Janete Tranquila Gracioli
3
PDF
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM PROJETOS INTERDISCIPLINARES: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA DA UNIUBE
Karla de Almeida Borges, Vânia Maria de Oliveira Vieira
4
PDF
A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O TUTOR EM FOCO
Luciana Charão de Oliveira, Adriana Cristina Omena dos Santos, Mara Dutra Ramos Rios
5
PDF
EDUCAÇÃO NUTRICIONAL PARA CRIANÇAS COM DOENÇA CELÍACA NA PERSPECTIVA DA ENFERMAGEM
Luisa Parra Oliveira, Camila Katayama Passini, Mônica Camargo Sopelete
6
PDF
PEDAGOGIA SOCIAL NO CÁRCERE: POSSIBILIDADES E ENTRAVES
Marta Soares da Silva
7
PDF
A CARACTERIZAÇÃO DE PROFESSORES ENFERMEIROS DE UMA ESCOLA TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DO INTERIOR PAULISTA
Ornella Padovani
8
PDF
ENSINO SUPERIOR NO BRASIL E CARACTERÍSTICAS DA PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE
Priscilla Oliveira Carneiro
9
PDF
A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DESENVOLVIDO PELO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DA UNIVERSIDADE DE UBERABA
Vinicius Carneiro Gonçalves
10
PDF
AS POSSÍVEIS INFLUÊNCIAS DA TERCEIRIZAÇÃO NO TRABALHO DOCENTE E NA FORMAÇÃO DOCENTE
Alessandra Lucila de Sousa Nascimento, Natalia Marques Gonçalves, Maísa Gonçalves da Silva
11-24
PDF
“CELAS DE AULA”: O EXERCÍCIO DA PROFESSORALIDADE NOS PRESÍDIOS
Alisson José Oliveira Duarte
25-36
PDF
TRABALHO DOCENTE E QUALIDADE DE VIDA
Briana Manzan Reis
37-48
PDF
EXPERIÊNCIAS DOCENTES FRENTE À INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO AGRÍCOLA BRASILEIRO
Cláudia Marisa Ferreira Machado Pimenta, Sandro Salles Gonçalves
49-60
PDF
CORPO E EDUCAÇÃO: O ESTADO DA ARTE SOBRE O CORPO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
Fabrício Leomar Lima Bezerra, Wagner Wey Moreira
61-75
PDF
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM SAÚDE E INCLUSÃO: CAMPO DE ATUAÇÃO DOCENTE E DISCENTE
Juliana Aporta Gaspar, Mônica Camargo Sopelete
76-87
PDF
DA NEUTRALIDADE DA TECNOLOGIA
Marco Aurélio Martins Rodrigues, Maurício dos Reis Brasão
88-99
PDF
O TRABALHO DOS BOLSISTAS DO PIBID NO ENSINO MÉDIO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL NA CIDADE DE MORRINHOS
Maria Francisca da Cunha, Cristina Aparecida dos Santos
100-111
PDF
MAL-ESTAR DOCENTE E SOFRIMENTO PSÍQUICO: PORTAS DE ENTRADA PARA O ADOECIMENTO
Marilene de Lourdes Vieira
112-127
PDF
TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE
Maurício dos Reis Brasão
128-139
PDF
ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE NA RELIDADE BRASILEIRA: SUGESTÕES PARA SUPERAÇÃO DE ALGUNS DESAFIOS
Mônica Camargo Sopelete, Daniela Gomes dos Santos Biscarde
140-153
PDF
ENSINO SUPERIOR NO BRASIL E O TRABALHO DOCENTE
Priscilla Oliveira Carneiro
154-168
PDF
O PROFESSOR DE ODONTOLOGIA DA PERSPECTIVA DE SEUS DISCENTES
Simone Maria Ávila Silva Reis, Luiz Carlos Gonçalves, Andrea Barros Tolentino
169-186
PDF
CAPITALISMO FLEXÍVEL, TRABALHO PRECARIZADO E SOFRIMENTO PSÍQUICO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
Vivian Jilou
187-201
PDF
O TRABALHO COM A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Joice Silva Marques Mundim, Guilherme Saramago de Oliveira
202-213
PDF
TRABALHO DOCENTE: DIFICULDADES APONTADAS PELOS PROFESSORES NO USO DAS TECNOLOGIAS
Rosemar Rosa
214-227
PDF
GT3: Ensino Superior
O CAPITAL CULTURAL DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR TECNOLÓGICA EM PERSPECTIVA: PESQUISA, MAPEAMENTO E REFLEXÃO
Aldo Pontes
1
PDF
AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS QUE REGEM A UNIVERSIDADE: UMA REFLEXÃO SOBRE A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Dalma Persia Nelly Alves Nunes, Naiara Souza Vilela
2
PDF
A LINGUAGEM NO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL: FUNDAMENTOS DE VYGOTSKY E DE BAKHTIN
Fernando Ringel
3
PDF
EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO DISCIPLINA NO ENSINO SUPERIOR
Mônica Queiroz da Silva
4
PDF
A SIGNIFICAÇÃO DO MANUAL DE REDAÇÃO JORNALÍSTICO, POR MEIO DO CONCEITO DE ESTRANGEIRISMOS, NO CURSO DE JORNALISMO
Vitor Sérgio de Almeida, Gustavo Araújo Batista
5-18
PDF
UM ESTUDO SOBRE O DESAFIO DO ENSINO DE ENGENHARIA FRENTE ASO PROBELMAS ECONÔMICOS, ENERGÉTICOS E A SUSTENTABILIDADE
Aline Fernanda Furtado
4-19
PDF
PESQUISAS SOBRE O PROFESSOR: UM RECORTE DAS PRODUÇÕES DO CENTRO-OESTE
Bruna Piau Reis, Sueli Teresinha de Abreu Bernardes
20-30
PDF
A CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO
Dalma Persia Nelly Alves Nunes
31-41
PDF
APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUA INFLUÊNCIA NO CURSO DE AMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO EM REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
Daniela Prado Salerno, Vânia Maria de Oliveira Vieira
42-52
PDF
OPÇÕES METODOLÓGICAS NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NO CENTRO-OESTE, PERÍODO 2006-2007
Elton Antônio Alves Pereira, Sueli Teresinha de Abreu Bernardes
53-64
PDF
DESCORTINANDO O ENSINO DE CONTABILIDADE PARA NÃO CONTADORES: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOCENTE
Guilherme de Freitas Borges, Flávia Luciana Naves Mafra, Nara Moreira
65-79
PDF
COMO ESCREVER E LER SEM PRATICAR? UMA EXPERIÊNCIA APLICADA NO ENSINO SUPERIOR
Mirian M. M. Magalhães
80-92
PDF
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA FORMAÇÃO DOCENTE
Naiara Sousa Vilela, Geovana Ferreira Melo Teixeira, Marllon Fernandes Borges
93-107
PDF
UM FOCO HISTÓRICO DA EAD
Ricardo Baratella
108-122
PDF
EDUCAÇÃO SUPERIOR DO EDUCADOR DA PRIMEIRA INFÂNCIA: A QUE DEMANDA ATENDE
Roseli Gonçalves Ribeiro Martins Garcia
123-134
PDF
TEMAS PESQUISADOS EM UM CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO DO CENTRO-OESTE, 2003-2005
Suemi Hamada de Morais Silva, Elen Clar Ferreira da Silva, Sueli Teresinha de Abreu Bernardes
135-146
PDF
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA PESQUISA SOB O ENFOQUE DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: PERSPECTIVA INTEGRADORA DE ANÁLISE DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA
Walêska Deyse Dias de Sousa
147-159
PDF
GT4: Formação de Professores
CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM DE PROFESSORAS E SUA RELAÇÃO COM AS ATIVIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Adriana Mariano Rodrigues Junqueira
1
PDF
CONSIDERAÇÕES SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO E (DES)VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO
Ana Maria Fonseca Gentil, Renant Araújo Morais, Márcia de Freitas Zago
2
PDF
CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS NAS CONCEPÇÕES DE ESCOLA IDEAL NOS TEXTOS PRODUZIDOS PARA O LIVRO “JARDIM DE EPICURO: A ESCOLA COM A QUAL SONHAMOS”
Daniel Leonardo Ferreira, Frederico Mazeti Carvalho, Ana Paula Bossler
3
PDF
EDUCAÇÃO EM MUSEUS DE CIÊNCIAS: O PROCESSO DE MEDIAÇÃO
Flávia Machado dos Reis
4
PDF
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA ALFABETIZAÇÃO
Orlando Antunes Batista
5-6
PDF
UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO PARA O TRABALHO LÚDICO EM BRINQUEDOTECAS
Priscila Fernanda Lima, Lília Maria Mendes Bernardi
7
PDF
PERFIL DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA INSCRITOS NOS CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO RENAFOR/UFTM: POR QUE TÃO POUCOS QUEREM SABER MAIS?
Regina Lima Andrade Gonçallo, Ana Paula Bossler, Váldina Gonçalves da Costa
8
PDF
COMO AS AVALIAÇÕES EXTERNAS SÃO APROPRIADAS DENTRO DA ESCOLA: ANALISANDO PLANOS DE ENSINO
Thiago Fernando Ferreira Costa, Juliana Nunes Ferraz
9-19
PDF
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO E MUDANÇAS
Ana Lúcia de Paula Ferreira Nunes
10-24
PDF
FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE SOBRE O OLHAR DO GT8 DA ANPED NO PERÍODO ENTRE 2001 E 2011
Cristina Paixão Câmara
25-39
PDF
A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O/A PEDAGOGO/A E A SUA ACEITAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO
Danilo Sérgio Pallar Lemos, Silma do Carmo Nunes
40-48
PDF
QUAL CONTRIBUIÇÃO DE FOUCAULT PARA A FORMAÇÃO DO DOCENTE
Danilo Sérgio Pallar Lemos, Silma do Carmo Nunes
49-54
PDF
INCLUSÃO EDUCACIONAL: ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DOMICILIAR
Denise Rodovalho Scussel, Cinayana Silva Correia, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de Carvalho
55-64
PDF
A MEDIAÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA - PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
Djalma Gonçalves Pereira, Marilene Ribeiro Resende
65-79
PDF
HISTÓRIAS PARA UM CONSUMO CONSCIENTE: TRABALHANDO OS VALORES DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA COM CRIANÇAS
Flávia Pimenta de Souza Carcanholo, Guilherme Saramago de Oliveira
80-91
PDF
AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM BALANÇO DOS CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS, ATITUDES E DISPOSIÇÕES PARA A DOCÊNCIA
Gláucia Signorelli, Silvia Matsuoka
92-105
PDF
PERFIL DISCENTE DO PROFMAT POLO UBERABA: PRIMEIROS RESULTADOS
João Pedro Aparecido Vicente
106-120
PDF
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM DIÁLOGO ENTRE REFERENCIAIS
Ketiuce Ferreira Silva, Martha Prata Linhares
121-136
PDF
POLÍTICAS E PROGRAMAS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA PRIMEIRA DÉCADA DOS ANOS 2000
Luana de Cássia Martins Rodrigues, Cláudio Lúcio Mendes
137-151
PDF
MULHERES NEGRAS PROFESSORAS: DAS BARREIRAS RACIAIS A ASCENSÃO SOCIAL
Nilvaci Leite de Magalhães Moreira
152-161
PDF
O PORTFÓLIO NA EAD: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Ricardo Baratella
162-175
PDF
CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Telma Sara Q Matos, Vilma Lení Nista Piccolo
176-190
PDF
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ALUNOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA E MATEMÁTICA, NA MODALIDADE PRESENCIAL E A DISTÂNCIA, SOBRE UMA “BOA PRÁTICA PEDAGÓGICA”
VANIA MARIA OLIVEIRA VIEIRA, Kamilla Paulina Alves, Carmélia Bugiato Faria Salge
191-204
PDF
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM DIÁLOGO COM ROUSSEAU E FOUCAULT
Vicentina Oliveira Santos Lima
205-217
PDF
GT5: Fundamentos da Educação
O CONCEITO DE OBSTÁCULO EPISTEMOLÓGICO DE GASTON BACHELARD
Adriana Paula Martins, Sueli Teresinha de Abreu Bernardes
1
PDF
ÉTICA DO AGIR E DA IDENTIDADE: FORMAÇÃO HUMANA EM SALA DE AULA
Daniella Ribeiro do Valle e Silva Vieira, Sônia Aparecida Siquelli
2
PDF
UTILIZAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA PROMOÇÃO DA AUTONOMIA DISCENTE SOB A PERSPECTIVA DO PARADIGMA DA COMPLEXIDADE
Nara Moreira, Guilherme de Freitas Borges
3
PDF
DESENVOLVIMENTO MORAL DO ADOLESCENTE INSERIDO EM CONTEXTO ESCOLAR: É POSSÍVEL MEDIR O RACIOCÍNIO E O JUÍZO MORAL DO ALUNO ADOLESCENTE?
Alex Macedo, Osvaldo Dalbério Dal Bello
4-18
PDF
ROUSSEAU UMA SAGA FASCINANTE
Ana Paula Arantes Lima Manzan, Gustavo Araújo Batista, Sueli Teresinha de Abreu Bernardes
19-29
PDF
AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS NO BRASIL: ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO
Anderson Oramísio Santos, Camila Rezende Oliveira, Guilherme Saramago de Oliveira
30-40
PDF
PENSAMENTO CATÓLICO HUMANISTA DE RUY DE AYRES BELLO: DEFESA DO PROJETO SOBRE ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS DE PERNAMBUCO (1935)
Andrea Carla Agnes e Silva Pinto, José Carlos Souza Araújo
41-54
PDF
PRÁTICAS DE LEITURA E HISTÓRIA ORAL: CONDICIONANTES PARA SE PENSAR O COLÉGIO TIRADENTES
Anelise Martinelli Borges de Oliveira
55-67
PDF
AFETO, EMOÇÃO E EDUCAÇÃO NA INFÂNCIA E JUVENTUDE PARA A FORMAÇÃO SÓLIDA DO HOMEM SOCIALMENTE COMPETENTE
Glaucia de Freitas, Patrícia Campos Pereira, Sérgio Lins Calheiros Júnior
68-81
PDF
OS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO SEGUNDO AS PERSPECTIVAS DO PENSAMENTO DE MONTAIGNE
Gustavo Araújo Batista
82-95
PDF
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E AUTONOMIA: UMA FORMAÇÃO DO FUTURO PARA A CIDADANIA AUTÔNOMA E RESPONSÁVEL
Henrique Rauch
96-110
PDF
UNIVERSIDADE BRASILEIRA SEGUNDO O INQUÉRITO DE 1928: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
José Carlos Souza Araújo
111-122
PDF
A CATARSE NA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DE GRAMSCI E SEU SIGNIFICADO NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Mario Mariano Ruiz Cardoso
123-137
PDF
CURRÍCULO E COMPETÊNCIAS: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE
Mônica Caldeira Medeiros Freitas, Gustavo Araújo Batista
138-152
PDF
EDUCAÇÃO: INCURSÕES NA ÉTICA E NO DIREITO
Osvaldo Freitas de Jesus
153-164
PDF
REFLEXÕES SOBRE ALGUNS ASPECTOS DO PENSAMENTO FILOSÓFICO E PEDAGÓGICO DE PLATÃO
Stephânia Beatriz Ferreira, Gustavo Araújo Batista
165-177
PDF
Dimensión educativa de la Formación Profesional. Formación Profesional y Educación Popular: Pilares del Desarrollo
Vicente Palop Esteban
178-190
PDF
GT6: Educação e Arte
A EDUCAÇÃO, A CRIAÇÃO ARTÍSTICA E A FILOSOFIA: DIÁLOGOS NA DÉCADA DE 1960 NO BRASIL
Alisson José Oliveira Duarte, Sueli Teresinha de Abreu Bernardes
1
PDF
ATIVIDADES CIRCENSES COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA DO SUBPROJETO DANÇA-EDUCAÇÃO PIBID/CAPES/UNIMONTES – RELATO DE EXPERIÊNCIA
Ana Paula Nogueira Paulino, Lázaro Martins Silva, Janice Guimarães Carvalho
2
PDF
O POTENCIAL DO INICIO LÚDICO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DAS AULAS DE CIRCO E TEATRO
Mayron Engel Rosa Santos
3
PDF
A POESIA NA BATIDA DO FUNK: DESTRUINDO PARADIGMAS
Rafael Amaro dos Santos, Daniel Pereira dos Santos
4
PDF
A ARTE NA EDUCAÇÃO DA SENSIBILIDADE
Sueli Heloisa Doriguetto Ferreira, Sueli Teresinha de Abreu Bernardes
5
PDF
ARTE E A CULTURA QUE NOS VÊM DA ÁFRICA
Tânia Mára Souza Guimarães, Sueli Teresinha de Abreu Bernardes
6
PDF
ARTE E FILOSOFIA DO DIREITO
Alessandra Morais Alves de Souza e Furtado, Elton Antônio Alves Pereira, Sueli Teresinha de Abreu Bernardes
7-18
PDF
INTERDISCIPLINARIDADE, ARTE E CULTURA POPULAR NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Leonardo Marcelino, Sueli Teresinha de Abreu Bernardes
19-29
PDF
EDUCAÇÃO E ARTE: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Márcia Guimarães Oliveira de Souza, Tiago Zanquêta de Souza, Vanessa das Dores Teruel
30-37
PDF
PEDAGOGIA E A ARTE CIRCENSE: SUBSÍDIOS PARA VIDA PRÁTICA, PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO E O CONVÍVIO SOCIAL
Mayron Engel Rosa Santos
38-45
PDF
BRINCADEIRAS INFANTIS DE ONTEM EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES
Meire Luci Bernardes Silva Machado
46-58
PDF
LEITURAS SOBRE O CONCEITO DE IMAGINAÇÃO EM GASTON BACHELARD
Meire Luci Bernardes Silva Machado, Sueli Teresinha de Abreu Bernardes
59-69
PDF
PESQUISAS ACADÊMICAS SOBRE O PROFESSOR NO TRIÂNGULO MINEIRO: UM RECORTE DO PERÍODO 2006-2007
Sueli Teresinha de Abreu Bernardes, Fernanda Telles Márques, Gustavo Araújo Batista
82-93
PDF
GT7: Didática e Metodologias de Ensino
CURRÍCULO, DIDÁTICA E A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR EM CICLOS
Ághatha Amaral de Andrade
1
PDF
ENSINANDO MAGNETISMO E ÓPTICA COM EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO
Ana Cláudia Mourão Sousa, Cláudia Cristina Dias Franco
2
PDF
A FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS PELO ALUNO DEFICIENTE VISUAL DO ENSINO FUNDAMENTAL
Daniela Parada Fabian, Ana Maria Esteves Bortolanza
3
PDF
EMPREGO DAS FERRAMENTAS E ESTRATÉGIAS DE INTERAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DA TUTORIA EM EAD, NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA DOS ALUNOS
Débora Costa Pinheiro
4
PDF
APRENDENDO MECÂNICA QUÂNTICA NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DE SOFTWARES EDUCATIVOS
Ana Cláudia Mourão Sousa, Cláudia Cristina Dias Franco
5-18
PDF
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS INCLUSIVAS
Euzane Maria Cordeiro, Guilherme Saramago de Oliveira
19-31
PDF
OS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO PSICOPEDAGÓGICO SOBRE AS ORIGENS DAS DIFICULDADES DE APRENDER MATEMÁTICA
Euzane Maria Cordeiro, Guilherme Saramago de Oliveira
32-44
PDF
O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Guilherme Saramago de Oliveira, Euzane Maria Cordeiro
45-56
PDF
PESQUISAS E PRODUÇÕES EM DIDÁTICA EM TRÊS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Lília Maria Mendes Bernardi, Orlando Fernández Aquino
57-70
PDF
O PROBLEMA DA VALIDADE DE PROPOSIÇÕES MORAIS NO TRABALHO DO PROFESSOR
Sérgio Murilo Rodrigues
71-85
PDF
A CRIAÇÃO DE UM JOGO DIGITAL PARA O CONTEXTO MUSEAL
Talita Martins Faria Marques, Daniela Franco Carvalho
86-100
PDF
EDUCAÇÃO E CULTURA POPULARES: Conceitos, “não-conceitos” que se cristalizam e se dissolvem!
Valter Machado da Fonseca, Carmen Lucia Ferreira
101-112
PDF
GT8: Tópicos Específicos de Educação Escolar
APLICAÇÃO PARA RECONHECIMENTO DE GESTOS, BASEADA EM OPENNI
Otaviano Martins Monteiro, Filipe Santos de Jesus
1
PDF
A ESTIGMATIZAÇÃO DE ALUNOS AGRESSORES EM SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA ESCOLAR: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Telma Aparecida da Silva Santos, Fernanda Telles Márques
2
PDF
É VIOLÊNCIA, MAS NEM SEMPRE: PERCEPÇÕES INFANTIS SOBRE A VIOLÊNCIA ENTRE PARES NAS RELAÇÕES ESCOLARES
Thaís Resende Araújo Borges Bonfim, Fernanda Telles Márques
3
PDF
ESCOLA INCLUSIVA: BARREIRAS E DESAFIOS
Ana Abadia dos Santos Mendonça
4-16
PDF
FORMAS DO INDIZÍVEL: PERCEPÇOES INFANTIS SOBRE A VIOLÊNCIA DA ESCOLA
Fernanda O. Franco Assunção, Fernanda Telles Márques
17-31
PDF
A NECESSIDADE DE ESTUDOS SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Juciane Teixeira Silva, Djalma Gonçalves Pereira, Marilene Ribeiro Resende
32-44
PDF
PLURALIDADE CULTURAL E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Luana Rosa Rodrigues Romão, Natália Aparecida Morato Fernandes
45-57
PDF
A MÍDIA E SUA RELAÇÃO COM A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA NO CONTEXTO ESCOLAR
Telma Aparecida da Silva Santos
58-70
PDF
A ESCOLA COMO ESPAÇO PARA O DIÁLOGO ENTRE A ESCRAVIDÃO E A EDUCAÇÃO POPULAR
Tiago Zanqueta de Souza, Valéria de Oliveira Vasconcelos
71-86
PDF
CEU: UM SONHO DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO
Ticiane Silva Raymundo
87-96
PDF
GT9: Educação Básica
MUSEU DOS DINOSSAUROS, PEIRÓPOLIS, UBERABA-MG: A RELEVÂNCIA DE UMA INSTITUIÇÃO NÃO FORMAL DE ENSINO
Aline Turatti Alves, André Luís Oliveira
1
PDF
PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: O ESTADO DA ARTE
Ana Paula Soares de Andrade, Luiza Lana Gonçalves da Silva, Sandra Maria do Nascimento Moreira
2
PDF
O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA ESCRITA POR MEIO DE GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Angela Machado de Paula
3
PDF
O JOGO COMO SUPORTE NA VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO NO QUE SE REFERE À MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO DE UM NÚMERO POR 10,100 E 1000
Anielle Glória Vaz Coelho, Mariana Martins Pereira, Fabiana Fiorezi de Marco
4
PDF
A INFLUÊNCIA DA TELEVISÃO NA VIDA DA CRIANÇA E A EDUCOMUNICAÇÃO COMO MEDIADORA DESSE CONTATO
Blueth Sabrina Lobo Uchôa Talarico
5
PDF
O ENSINO DE HISTÓRIA POR MEIO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL DE UBERABA E A FORMAÇÃO DE UMA IDENTIDADE SOCIAL
Fábia Núbia Moura e Silva, Thayane da Rocha Cruz Dias Freitas
6
PDF
IDENTIFICANDO MATERIAIS PARA A REUTILIZAÇÃO NO COTIDIANO: “O LIXO FAZ PARTE DA FESTA”
Isa Fátima Silveira Cyrino, Aline Carla Cruz de Morais
7
PDF
UM ESTUDO SOBRE A EVASÃO NOS CURSOS PRESENCIAIS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO – IFTM – CÂMPUS UBERLÂNDIA
Márcia Lopes Vieira
8
PDF
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE ESCOLAS PÚBLICAS DE UBERABA SOBRE ORIENTAÇÃO SEXUAL
Maria Teresinha Leite Sene Araújo, Vânia Maria de Oliveira Vieira
9
PDF
O MATERIAL DIDÁTICO E O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMATICA COMO SUPORTE NA APRENDIZAGEM DO ALUNO NO QUE SE REFERE À CONSTRUÇÃO DE SENTIDO PARA AS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS
Mariana Martins Pereira, Anielle Glória Vaz Coelho, Vítor Martins do Carmo
10
PDF
EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: OPORTUNIZANDO E RESSIGNIFICANDO AS APRENDIZAGENS ESCOLARES
Marília Beatriz Ferreira Abdulmassih, Antonio Chizzotti
11
PDF
RELAÇÕES RACIAIS NO COTIDIANO ESCOLAR: EXPERIÊNCIA NA ADOLESCÊNCIA
Nilvaci Leite de Magalhães Moreira
12
PDF
CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO
Terezinha Severino da Silva, Vicente Batista dos Santos Neto
13-17
PDF
COMPREENSÃO DA MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO DE NÚMEROS NATURAIS E DECIMAIS POR 10, 100 E 1000: A VÍGULA NÃO “ANDA”
Vítor Martins do Carmo, Mariana Martins Pereira, Anielle Glória Vaz Coelho
18
PDF
APLICABILIDADE DOS JOGOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Viviane Pereira Silva, Galsione Cruvinel da Silva
19
PDF
A SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA: UM ESTUDO EM REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
Vânia Maria de Oliveira Vieira, Maria Teresinha Leite Sene Araújo, Camilla de Oliveira Vieira, Junya Nayara de Matos Santos, Roberta Maria Ramos Silvestre
20
PDF
A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Andreza Calhau Lacerda, Marisa Gonçalves de Souza
20-29
PDF
DAS TIC’S À EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUTOS TEÓRICOS NA FORMAÇÃO DOCENTE
Camila Rezende Oliveira, Anderson Oramísio Santos, Guilherme Saramago de Oliveira
30-44
PDF
AVALIAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Djalma Gonçalves Pereira, Soraia Abud Ibrahim, Juscélia Nunes Santos
45-52
PDF
PROEJA – PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Elton Antônio Alves Pereira
53-63
PDF
VISITAS NO MUSEU DE BIODIVERSIDADE DO CERRRADO: QUAIS OS INTERESSES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS NESTE ESPAÇO?
Flávia Machado dos Reis, Eduardo Kojy Takahashi
64-80
PDF
TERMOS ACESSÓRIOS DA ORAÇÃO: REFLEXÃO SINTÁTICO-SEMÂNTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE UBERABA-MG
Henrique Campos Freitas, Juliana Bertucci Barbosa
81-95
PDF
O DISCURSO OFICIAL SOBRE O JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CORRELAÇÕES INICIAIS COM O ENSINO DE MATEMÁTICA
Lilia de Souza Octavio
96-106
PDF
O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Luís Humberto Miquelino, José Divino Neves, Luís Sérgio Carvalho
107-117
PDF
CONCEPÇÕES DE ALGEBRA DAS QUESTÕES DO SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – SAEB
Maísa Gonçalves da Silva, Maísa Soraia Abud Ibrahim, Marilene Ribeiro Resende
118-131
PDF
COMPREENSÕES SOBRE CRIANÇA, SUA INFÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - LEGISLAÇÃO, AVALIAÇÃO, NO ENFOQUE HISTÓRICO-CULTURAL
Maria Aparecida Miranda
132-145
PDF
ANÁLISE DAS QUESTÕES DA PROVA BRASIL SEGUNDO AS CONCEPÇÕES ALGÉBRICAS DE USISKIN
Soraia Abud Ibrahim, Maísa Gonçalves da Silva, Marilene Ribeiro Resende
146-159
PDF
GT10: Pesquisas em Sanidade e Produção Animal
ANÁLISE DOS FATORES DE RISCO E PREVALÊNCIA DA LEUCOSE ENZOÓTICA BOVINA EM TRÊS MICRORREGIÕES DO TRIÂNGULO MINEIRO
Deise Maria Rito Macêdo, Joely Ferreira Figueiredo Bittar, Eustáquio Resende Bittar
1
PDF
TITULAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE HEPARINA SOBRE O PROCESSO DE FRAGMENTAÇÃO DO DNA DE ESPERMATOZOIDES BOVINOS
Dênia Monteiro de Moura, Andre Belico de Vasconcelos
2
PDF
TRIPANOSSOMÍASE EM VACAS DA MICRORREGIÃO DE UBERABA – MG: ESTUDO SOROEPIDEMIOLÓGICO
Renata Cristina da Cunha Frange, Eustáquio Resende Bittar, Joely Ferreira Figueiredo Bittar, Marco Túlio Gomes Campos
3
PDF
Desenvolvido por
Open Journal Systems
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários