ENSINO SUPERIOR NO BRASIL E O TRABALHO DOCENTE

Priscilla Oliveira Carneiro

Resumo


No contexto do trabalho docente no Brasil, analisam-se nesta investigação de abordagem qualitativa, a chegada do ensino superior no Brasil, as transformações da educação superior desde a chegada no Brasil em 1808, as leis e diretrizes que a regulamentam e os programas para ingresso nela. Além deste histórico, focaliza-se também o trabalho e a profissão docente, diferenciando trabalho de emprego e discutindo suas relações com o ofício e profissão. Destacam-se o papel do professor universitário, suas competências e habilidades, características, funções e ações enquanto profissional responsável em preparar novos cidadãos e profissionais para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente. Também são tratados, aspectos e características da precarização do trabalho docente a que alguns professores estão submetidos. A metodologia utilizada para a obtenção de dados foi pesquisa bibliográfica realizada em artigos científicos, decretos e livros. Dentre os resultados, tem-se que da transformação do mundo do trabalho decorrem condições precárias para a execução do trabalho docente no Brasil. Como é o caso dos contratos temporários. Além de todo este problema com as condições precárias de trabalho, o professor também enfrenta outros fatores como a falta de prestígio social, os baixos salários e a violência em sala de aula.

Palavras-chave: Ensino Superior. Trabalho. Profissão Docente. Precarização.


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