O PROFESSOR DE ODONTOLOGIA DA PERSPECTIVA DE SEUS DISCENTES

Simone Maria Ávila Silva Reis, Luiz Carlos Gonçalves, Andrea Barros Tolentino

Resumo


Cientes da inegável relevância do papel do professor na efetivação das reformas propostas para o ensino odontológico, buscou-se analisar, a partir da ótica discente, os reflexos da atuação docente sobre a formação odontológica preconizada pelas novas Diretrizes Curriculares, que impõem significativas mudanças para o perfil profissional do egresso. O estudo, do tipo exploratório e descritivo, com abordagem quanti-qualitativa, teve por sujeitos os alunos do curso de graduação de uma Faculdade de Odontologia e, por instrumento para a coleta de dados, um questionário semiestruturado. Os resultados demonstraram que os alunos reconhecem em seus docentes profundo domínio dos conhecimentos específicos da matéria lecionada, mas também percebem neles desconhecimento de muitas questões relacionadas ao processo de ensinar. Pela visão discente, a integração do ensino na instituição precisa ser aperfeiçoada, assim como a formação do generalista, pois ainda existe a tendência à formação especializante.

Palavras chave: Ensino Odontológico. Odontologia. Perfil Profissional. Professor.


Texto completo: PDF

Apontamentos