EDUCAÇÃO SUPERIOR DO EDUCADOR DA PRIMEIRA INFÂNCIA: A QUE DEMANDA ATENDE

Roseli Gonçalves Ribeiro Martins Garcia

Resumo


O objetivo deste trabalho é analisar a especificidade da educação da primeira infância e a relevância da formação superior para a educação infantil. Defende-se uma educação emancipadora que vá ao encontro da construção da pedagogia da infância, o que se contrapõe à infantilização do educador infantil. Para estudar estas questões, para pensar quem é esse profissional da educação infantil e discutir qual a diferença que faz a educação superior para a formação do educador da primeira infância, o primeiro passo foi entender as origens do atendimento social da criança no Brasil marcado pela dualidade da educação em geral. Neste contexto observar a diferenciação da abordagem à criança pequena, especialmente a pobre e filha da classe trabalhadora. Neste sentido se buscou entender a construção da pedagogia da infância, para, em seguida, iniciar uma aproximação com a história e identidade do curso de Pedagogia no Brasil. As críticas à generalidade do curso de Pedagogia, ou seja, à gama de possibilidades de atuação dos egressos, podem trazer a falsa ideia de que esse curso deva ser técnico, específico, sem considerar a necessidade de uma sólida base de formação do educador. Só assim o educador infantil terá, então, condições de buscar, com a devida autonomia intelectual, as especificidades do campo de sua atuação.

Palavras chave: Educação superior. Educação infantil. Primeira infância. Formação de professores


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