TEMAS PESQUISADOS EM UM CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO DO CENTRO-OESTE, 2003-2005

Suemi Hamada de Morais Silva, Elen Clar Ferreira da Silva, Sueli Teresinha de Abreu Bernardes

Resumo


Neste texto é apresentado um recorte dos resultados de uma pesquisa interinstitucional que integra a Rede de Pesquisadores sobre Professores(as) do Centro-Oeste, REDECENTRO. Os objetivos da rede são mapear, analisar e discutir o estado da arte das produções acadêmicas sobre o professor em programas de pós-graduação em educação de seis universidades do Centro-Oeste. Neste trabalho, abrange-se apenas a escolha do tema nas dissertações de um Curso de Mestrado em Educação, defendidas no período de 2003-2005. Para isso, em uma abordagem quali-quantitativa, foram analisadas 20% das produções que investigaram a “formação de professores, a profissionalização e a prática docente”. Os dados foram coletados por meio de instrumentos desenvolvidos especificamente para essa pesquisa sob a forma de “ficha de análise” e de “ficha de aprofundamento”, e organizados em um banco de dados. Os resultados alcançados possibilitam responder perguntas como: quais os temas e os subtemas mais recorrentes e os ainda não suficientemente explorados? Quais são os principais referenciais teóricos dos mestrandos ao tematizar os seus estudos? Identifica-se que no Programa analisado, 67% da amostra das produções desse período, explicitam, analisam e problematizam situações da formação continuada de professores. O referencial teórico abrange autores contemporâneos, sobretudo os de uma linha crítica. As questões sobre a profissionalização docente são as menos estudadas, o que, à primeira vista, pode parecer um paradoxo. Em diálogo com Bourdieu, considera-se que o sentido das escolhas temáticas não pertence ao sujeito que as realiza, mas ao sistema complexo de relações, no campo no qual e pelo qual elas se efetivam.

Palavras-chave: Professor. Pesquisa interinstitucional. Formação continuada. Profissionalização.

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