A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O/A PEDAGOGO/A E A SUA ACEITAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO

Danilo Sérgio Pallar Lemos, Silma do Carmo Nunes

Resumo


Este trabalho avalia como é processada a formação dos/as docentes dos anos iniciais do ensino fundamental, na atualidade, analisando abordagens teóricas e práticas sobre o assunto e apresentando como está sendo a prática deste/as docentes em suas atuações na escola. As reflexões sobre a formação e a prática pedagógica são visualizadas de acordo com a realidade encontrada no município de Uberlândia e fundamenta-se no princípio de que a formação de professores/as nos leva a refletir e a investigar sobre como ela se realiza, tanto na formação inicial quanto na continuada, nos cursos que têm por objetivo formar os/as docentes que se responsabilizarão pelo ensino e a aprendizagem das crianças e também dos jovens e adolescentes. Essa preocupação, neste trabalho, contempla o que hoje se delineia em torno da relação construída entre a formação e a prática docente em todos os níveis de ensino e a formação inicial, nos cursos de licenciatura em pedagogia. Verificar a aceitabilidade dos/as docentes recém-formados/as na realidade da escola, com suas peculiaridades diversas, é o que desenvolvemos na pesquisa que originou o texto em questão. Apontamos iniciativas que precisam ser revistas e transformadas para que tenhamos, em nosso País, uma formação docente que proponha e execute a difusão e a construção do saber e que alcance todos os anseios da sociedade em relação à educação globalizada. Os/as sujeitos da pesquisa são os/as egressos/as do Curso de Pedagogia das Instituições de Ensino Superior que atuam em Uberlândia, considerando como essas Instituições tem proposto a organização curricular e institucional do Curso para a formação desses/as egresso/as e, assim, verificando a aceitação que este curso tem alcançado em sua intervenção na sociedade, pautando em nossas considerações gerais sobre o que é esperado dos/as docente, na atualidade, e o que estes esperam alcançar com a formação realizada.

Palavras-Chave:– Formação Docente; Egressos; Anos Iniciais; Ensino Fundamental.


Texto completo: PDF

Apontamentos