INCLUSÃO EDUCACIONAL: ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DOMICILIAR

Autores

  • Denise Rodovalho Scussel Universidade de Uberaba
  • Cinayana Silva Correia UNIUBE
  • Luciana Beatriz de Oliveira Bar de Carvalho UNIUBE

Resumo

Acreditando que todo indivíduo deva ter seu espaço na sociedade, bem como a participação no processo de construção histórica de sua personalidade, da sua de vida, enfim, da história social da comunidade que está inserido, a presente pesquisa surgiu do desafio enfrentado pelo Departamento de Inclusão Educacional e Diversidade em atender as necessidades educacionais e pedagógicas de uma criança de 5 anos com diagnóstico de “Amiotrofia” e ainda inseri-la em uma escola regular com o propósito de convívio, socialização com outras crianças de sua idade e a busca da melhoria da qualidade de vida. Tem como objetivos socializar experiência educacional por meio do atendimento educacional especializado domiciliar e divulgar os resultados obtidos com o trabalho multiprofissional com crianças com necessidades educacionais especiais de alto risco. O trabalho desenvolvido se fundamenta nas observações e relatórios da professora do AEE que realiza os atendimentos domiciliares, com a supervisão e orientação da assessora do departamento e ainda depoimento da comunidade escolar e da família. Os avanços de A.V. P. P estão diretamente relacionados com a aquisição das habilidades acadêmico-pedagógicas relacionadas ao nível de ensino que está inserida e também ao processo inclusivo da ida da criança na escola de educação infantil regular, onde a aluna está regularmente matriculada. Outro aspecto referente aos resultados foi em relação aos profissionais envolvidos no processo que percebemos a busca incessante de estratégias/metodologias que favorecessem a inclusão da aluna e por meio dessa busca o crescimento profissional, a consolidação de conhecimento e um aprendizado no processo de maturação emocional. Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado Domiciliar. Inclusão. Educação Infantil.

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Publicado

2013-10-23

Edição

Seção

GT4: Formação de Professores