PENSAMENTO CATÓLICO HUMANISTA DE RUY DE AYRES BELLO: DEFESA DO PROJETO SOBRE ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS DE PERNAMBUCO (1935)

Andrea Carla Agnes e Silva Pinto, José Carlos Souza Araújo

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo investigar o contexto e a trajetória de vida, bem como as ideias pedagógicas do pernambucano Ruy de Ayres Bello (1904-1997). É uma pesquisa que se propõe metodologicamente a entrecruzar diversas fontes, tais como livros didáticos, jornais, revistas, atas de reunião, leis etc. Esta proposta tem como enfoque a dimensão religiosa católica que esteve presente em sua formação e em sua trajetória de vida como educador, escritor e político. Ainda jovem, quando foi morar em Recife, PE, fez parte da Congregação Mariana da Mocidade Acadêmica (CMMA), uma instituição católica que congregava a elite intelectual e política de Pernambuco, mas também recebia a participação de muitas pessoas com reconhecimento nacional para os debates, cursos, estudos e conferências que eram realizados. Foi criado um departamento dependente da CMMA, vindo a chamar-se União Nacional Católica por Deus e pela Pátria” (U.N.C.D.P). Este departamento se ocupava do combate contra aqueles que queriam impedir o trabalho da recristianização da sociedade, realizado pela Igreja Católica após a Revolução de 1930. Ruy Bello foi eleito, em 1934, ligado à legenda Pelo Cristianismo Social, como Deputado da Legislatura (1935-1939). No período do mandato defendeu um projeto da volta do Ensino Religioso como disciplina curricular nas escolas públicas de Pernambuco. Ele dirigiu o jornal oficioso da Arquidiocese A Tribuna. Suas idéias pedagógicas apresentam uma demarcação católica.

Palavras-chave: Ruy de Ayres Bello, Pensamento católico, Intelectual


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