INTERDISCIPLINARIDADE, ARTE E CULTURA POPULAR NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Leonardo Marcelino UNIUBE
  • Sueli Teresinha de Abreu Bernardes UNIUBE

Resumo

Este texto relata atividades de iniciação científica no Observatório da Educação Interdisciplinaridade na Educação Básica: estudos por meio da arte e da cultura popular, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), realizado na Universidade de Uberaba-UNIUBE. O objetivo é identificar menções à interdisciplinaridade, arte e cultura popular na legislação e documentos oficiais que expressam políticas educacionais. As questões norteadoras são: há menção às práticas interdisciplinares, à arte e à cultura popular nas legislações e documentos oficiais na esfera federal relacionadas à educação básica? Se sim, quais são e o que preveem? Qual é o conceito de interdisciplinaridade? A metodologia abrange um levantamento bibliográfico e uma pesquisa documental. Os resultados são quantificados por ocorrência e analisados qualitativamente. Os documentos são obtidos pelo portal do Ministério da Educação. Os pressupostos teóricos que embasam as análises das políticas educacionais para a educação básica são Garcia (2008) e Dourado (2007); interdisciplinaridade, Fazenda (1999, 2002, 2003, 2008); cultura popular, Brandão (1985, 2002). A interdisciplinaridade e as relações arte e educação são objetos de leitura a partir do referencial teórico de Barbosa (2008, 2012). Os resultados iniciais abrangem leitura da Constituição Federal Brasileira, Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96, Plano Nacional de Educação (lei 10.172/01), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) da educação básica e Diretrizes Curriculares Nacionais. Iniciou-se com um estudo da bibliografia escolhida. Os dados, apesar de iniciais, apontam a necessidade de compreensão dos conceitos para identificá-los nos documentos. Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Arte e Cultura Popular. Políticas Educacionais. Educação Básica.

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Publicado

2013-10-24

Edição

Seção

GT6: Educação e Arte