PESQUISAS ACADÊMICAS SOBRE O PROFESSOR NO TRIÂNGULO MINEIRO: UM RECORTE DO PERÍODO 2006-2007

Sueli Teresinha de Abreu Bernardes, Fernanda Telles Márques, Gustavo Araújo Batista

Resumo


Este artigo faz parte das atividades de pesquisas da produção acadêmica sobre o professor, desenvolvidas pela REDECENTRO. Seu objetivo é demonstrar os tipos e os procedimentos de pesquisa das dissertações defendidas no período 2006-2007 nos Programas de Pós-Graduação em Educação de duas universidades do Triângulo Mineiro. Restringindo-se a discorrer sobre as pesquisas de abordagem qualitativa, buscou-se o aporte teórico de autores, tais como Chizzotti (2006; 2010), Weber (1989), Martins (1994) e Brandão (2003). Com o intuito de averiguar quais os tipos e os procedimentos de pesquisa predominaram no período em questão, foram utilizadas fichas de análise elaboradas pela Rede. Os resultados apontam a predominância do estudo de caso e a convergência de referenciais teórico-metodológicos.

Palavras-chave – Professor. Pesquisa educacional. Abordagem qualitativa. Estudo interinstitucional.


Texto completo: PDF

Apontamentos