ESCOLA INCLUSIVA: BARREIRAS E DESAFIOS

Ana Abadia dos Santos Mendonça

Resumo


A Educação Inclusiva está cada dia mais presente nas escolas regulares fazendo com que professores e demais profissionais da educação não se sentem preparados para exercê-la, enquanto pais e/ou responsáveis por crianças com deficiências exercendo o direito de matricular seus filhos nestas unidades escolares. Os objetivos deste estudo estão relacionados às barreiras e os desafios que impedem que uma criança com deficiência seja escolarizada, suas características, os modos como eles se manifestam e as pessoas envolvidas. Estes obstáculos podem ser de atitudes frente às crianças com deficiências ou seus pais, à própria escolarização, de ordem arquitetônica/acessibilidade, pedagógicas e comunicacionais e os impactos dos mesmos na vida escolar destes alunos. Para isso usamos a pesquisa bibliográfica com estudo de vários pesquisadores do assunto onde discutimos suas ideias e enfoques. As Barreiras acontecem no âmbito escolar e também na família. Esta por sua vez, julgam seus filhos incapazes de frequentar uma escola regular, achando-os incapazes de aprender. A escola regular, na sua maioria, não possui os requisitos necessários para fazer o seu papel de levar conhecimento para as crianças com deficiências. Faltam profissionais capacitados, acessibilidade no seu ambiente físico, professores com um grau de entendimento capaz de aceitar estes alunos na sala de aula no ensino regular, dentre outros entraves. O resultado dimensiona para a importância do processo de inclusão das pessoas com deficiência, o qual depende de ampla concretização principalmente no plano dos fatos, em reconhecimento e respeito às diferenças e a concretização do princípio da dignidade da pessoa humana.

Palavras-chave: Educação Inclusiva. Barreiras. Processo Educativo. Crianças com Deficiência.


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