A NECESSIDADE DE ESTUDOS SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Juciane Teixeira Silva, Djalma Gonçalves Pereira, Marilene Ribeiro Resende

Resumo


O presente artigo traz o resultado de um levantamento bibliográfico de pesquisas desenvolvidas na área de Educação Matemática, publicadas em português, entre os anos de 2000 a 2012, com foco no ensino-aprendizagem da Álgebra. O trabalho ora apresentado justifica-se através dos objetivos específicos do Programa Observatório da Educação (OBEDUC), no qual esta pesquisa está inserida. O referido Programa se propõe a divulgar a produção científica e os resultados encontrados, compartilhando conhecimento e boas práticas, integrando a pesquisa à dinâmica das universidades e dos sistemas públicos de educação básica. O objetivo central da pesquisa foi o de apresentar um levantamento das mais recentes produções no formato de artigo científico, sobre o ensino-aprendizagem de álgebra no ensino fundamental, e a partir deste, identificar os aspectos que carecem de estudos ou aprofundamento. A metodologia utilizada encontra aporte a partir dos princípios do materialismo dialético que permite tanto análises quantitativas como qualitativas, e fornece as bases para uma interpretação dinâmica e totalizante da realidade, já que estabelece que os fatos sociais não podem ser entendidos quando considerados isoladamente (GIL, 2008). O levantamento dos artigos foi realizado nas bases de dados do Portal de Periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e do SCIELO (Scientific Electronic Library Online), por serem bases de dados consolidadas. Os resultados mostram que no período assinalado apenas 13 artigos desenvolvem esta temática, apontando para a necessidade de pesquisas que venham a colaborar com a melhoria do ensino-aprendizagem da Álgebra no Brasil como um todo.

Palavras-chave: Álgebra. Ensino-aprendizagem. Ensino Fundamental. Brasil.


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