A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Andreza Calhau Lacerda, Marisa Gonçalves de Souza

Resumo


A principal finalidade desse artigo intitulado “A avaliação na Educação Infantil” é refletir o processo de avaliação escolar na Educação infantil. Os principais autores que deram sustentação a esse trabalho foram: LIbâneo (1994), Perrenoud (1999), Mendéz (2003), Hofmann (2006), Kramer (2003), dentre outros. Ao final desse trabalho pôde-se concluir que a avaliação escolar, quando de caráter formativo, pode contribuir muito para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, pois permite ao professor fazer um diagnóstico desse processo e conhecer como e onde atuar para melhorar o ensino e promover a aprendizagem do aluno. A avaliação permite e possibilita ao professor perceber se os objetivos do ensino foram alcançados e, caso isso não aconteça, ele saberá em que ponto do processo pedagógico deverá intervir. Na educação infantil a avaliação não tem o objetivo de exercer controle sobre o aluno, mas sim de favorecer a melhoria do ensino e a consecutiva aprendizagem. A avaliação escolar na Educação Infantil acontece durante todo o processo de ensino e aprendizagem e utiliza como mecanismos a observação, o acompanhamento da evolução e das dificuldades que o aluno apresenta e o registro daquilo que se faça relevante durante o processo.

Palavras-Chave: Avaliação. Educação Infantil. Observação. planejamento.

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