O DISCURSO OFICIAL SOBRE O JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CORRELAÇÕES INICIAIS COM O ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

  • Lilia de Souza Octavio FFCLRP/USP

Resumo

O objetivo desta comunicação é discutir algumas questões sobre o Jogo, não somente como pratica metodológica, mas como item de Politica Publica implementada na modalidade de ensino da Educação Infantil, especificamente de seu uso no ensino de matemática. Para tanto se busca analisar o tema em importantes documentos oficiais: as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, o Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, ambos a nível federal, a luz da teoria Histórico-Cultural e de influentes pesquisadores da área da Educação Infantil. De modo geral, podemos afirmar que o uso do jogo tem sido validado por um discurso político-pedagógico, amparado pelas considerações presente nestes documentos, os quais apresentam o jogo como “recurso lúdico” que efetivamente contribui para o avanço e qualidade do trabalho pedagógico da Educação Infantil. Nesse sentido, a questão do jogo perpassa aspectos teórico-metodológicos de implementação de políticas públicas educacionais, além do mero caráter lúdico para o ensino, inclusive o ensino de matemática. Palavras- chave: Jogo, Politicas Publicas Educacionais, Educação Infantil, Ribeirão Preto.

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Publicado

2013-10-25

Edição

Seção

GT9: Educação Básica