O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Luís Humberto Miquelino, José Divino Neves, Luís Sérgio Carvalho

Resumo


Este artigo traz os resultados da fase inicial da pesquisa intitulada “O ensino e a aprendizagem da Álgebra nos anos finais do Ensino Fundamental, Programa OBEDUC”. No contexto da presença massiva das TIC na sociedade; da formação continuada do professor; dos obstáculos que o ensino da Álgebra nas séries finais do Ensino Fundamental tem colocado aos professores; e das possibilidades apontadas pelas pesquisas na área é que se situa o problema. Esta pesquisa, ainda em fase inicial, tem por finalidade analisar como o uso dos softwares matemáticos, WINPLOT, GEOGEBRA e APLUSIX, selecionados para este estudo e para o ensino da álgebra, tem influenciado no ensino-aprendizagem nas séries finais do Ensino Fundamental em uma escola pública de Uberaba-MG. Em relação aos aspectos metodológicos, optou-se por uma abordagem qualitativa de pesquisa. Foi realizada pesquisa bibliográfica junto a teses e dissertações, textos e livros de autores que discutem a temática, consolidada pela pesquisa documental e manuseio dos softwares selecionados. A análise dos dados foi guiada pela questão: Quais as possibilidades dos softwares selecionados para o ensino de Álgebra nos anos finais do Ensino Fundamental? Com a realização desta pesquisa, esperamos que seja possível, contribuir para a construção do conhecimento diretamente ligado ao desenvolvimento profissional e à atuação dos professores de Matemática das séries finais do Ensino Fundamental, no que se refere ao uso das TIC.

Palavras-chave: Ensino de Álgebra. Tecnologias de Informação e Comunicação. Ensino Fundamental.

Texto completo: PDF

Apontamentos