COMPREENSÕES SOBRE CRIANÇA, SUA INFÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - LEGISLAÇÃO, AVALIAÇÃO, NO ENFOQUE HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

  • Maria Aparecida Miranda FFCLRP/USP

Resumo

Este texto apresenta concepções de criança além daquelas que as traduzem, por um lado, de forma fragmentada, por outro, as percebem num mesmo lugar, sob as mesmas condições socioeconômicas e orientações educacionais. Reflete sobre as legislações do Estado-Regulador, Estado-Educador, Estado-Avaliador e, em alguns impactos que as políticas públicas, provocam neste segmento social. Apresenta compreensões mais amplas sobre criança, na sua infância, tendo como pressuposto teórico a teoria histórico-cultural, que vislumbra a educação infantil como espaço/momento de desenvolvimento e de apropriação de múltiplas experiências pelas interações sociais. Palavras-chave: Criança. Educação Infantil. Legislação. Avaliação. Teoria histórico-cultural.

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Publicado

2013-10-25

Edição

Seção

GT9: Educação Básica