APRENDIZAGEM NA MODALIDADE EAD: UM OLHAR DOS ALUNOS DA LICENCIATURA DE MATEMÁTICA
Autores
Michele Couto Salerno
UFTM
Naiara Aparecida Souza
UNIUBE
Marilene Ribeiro Resende
UNIUBE
Resumo
O trabalho intitulado Aprendizagem, na modalidade a distância, na perspectiva dos alunos de licenciatura de matemática, que estamos apresentando tem como objetivo analisar como os alunos desse curso, concluintes no 1º semestre de 2009, descrevem o seu processo de aprendizagem de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, dentro dos vários campos da matemática. Optamos por uma abordagem qualitativa de pesquisa e utilizamos como instrumento de coleta de dados, uma entrevista semi-estruturada com quatro alunos. Para a categorização das informações, recorremos à análise de conteúdo, segundo Bardin. Considerando os objetivos propostos, estabelecemos duas grandes categorias: Sobre os processos de aprendizagem e A aprendizagem de diferentes tipos de conteúdos.