INCLUSÃO EDUCACIONAL: UM ESTUDO DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
Autores
Helena de Ornellas Siviere Pereira
UNIUBE
Maria Célia Borges Dalbério
UFTM
Vânia Maria de Oliveira Vieira
UNIUBE
Maria do Carmo Custódio
PUC/SP
Resumo
O presente texto objetiva apresentar um projeto de pesquisa em desenvolvimento, bem como os seus primeiros resultados. Para tanto, o texto contém uma introdução, os objetivos, a metodologia, o referencial teórico, alguns resultados e as considerações finais. A metodologia explicita o delineamento da pesquisa, os instrumentos utilizados e os sujeitos envolvidos na investigação.Afirmamos inicialmente, que, com a inclusão, as escolas regulares passam a receber uma nova clientela de alunos - estudantes especiais com diferentes necessidades começam a freqüentar as salas de aulas regulares. Ao professor coube a tarefa de aceitar esse aluno, oferecendo uma educação diferenciada a partir de metodologias, recursos pedagógicos específicos e quando necessário um currículo adaptado as diferentes necessidades. E os professores, que pensam sobre isso?