REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES SOBRE A PREPARAÇÃO PARA O TRABALHO NO CONTEXTO DA ESCOLA BÁSICA: Implicações na Educação para a Carreira
Autores
Lucy Leal Melo Silva
FFCLRP – USP
Izildinha Maria Silva Munhoz
USP
Resumo
Este estudo, de caráter exploratório, buscou investigar e discutir possibilidades de implementação de Programas de Educação para a Carreira no contexto educacional brasileiro. A Educação para a Carreira enfatiza a relação entre educação, carreira e trabalho e deve ser realizada conjuntamente ao processo educacional, inserida ou infundida no currículo, abrangendo todos os níveis escolares.Considerada uma perspectiva importante do futuro da intervenção em Orientação para Carreira, se estruturou na década de 70, nos Estados Unidos, sob a liderança de Sidney Marland e Kenneth Hoyt. Segundo Hoyt (2005), a definição de Educação para a Carreira não é única, mas de modo geral possui quatro elementos básicos: o conceito de trabalho, a infusão curricular, o desenvolvimento de hábitos e atitudes de trabalho e o conceito de colaboração.