PRÁTICAS MUSICAIS E PRÁTICAS EDUCATIVAS: uma experiência de formação continuada de professores numa escola rural

Autores

  • Mirza Cury Diniz de Freitas
  • Célia Maria de Castro Almeida

Resumo

No município de Campo Florido (MG) localiza-se o Assentamento Nova Santo Inácio e Ranchinho, ondefunciona a Escola Municipal Santa Terezinha, com cinco classes: uma de educação infantil e as demais de1a. à 4a. série do ensino fundamental. A pesquisa a ser aqui relatada desenvolve-se neste assentamentoe enfoca as práticas musicais de um grupo de mulheres que nele vivem, bem como práticas educativas deprofessores/as da escola nele localizada.A pesquisa tem dois objetivos: resgatar e inventariar práticas musicais encontradas entre as mulheres doassentamento e difundir esse repertório musical na Escola Santa Terezinha.Tais objetivos, por sua vez, estão fundados em dois pressupostos. O primeiro, é o entendimento de queno fazer artístico homens e mulheres representam a sua prática cultural e social, acionando edesenvolvendo os seus modos de operacionalização técnica, de representação imaginativa, suacriatividade e expressividade. O segundo pressuposto é o de que a inserção no currículo escolar depráticas culturais presentes na comunidade onde se localiza a escola poderá contribuir para desenvolver aauto-estima dos escolares e fortalecer sua identidade cultural.

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