OS IMPASSES E DESAFIOS DOS PROFESSORES DA EJA: UM ESTUDO DA MODALIDADE EM UMA ESCOLA DO INTERIOR DE MINAS GERAIS

Autores

  • Nilzilene Imaculada Lucindo UFOP

Resumo

Esta pesquisa que busca aprofundar os estudos sobre a EJA, tem como objetivo geral, identificar os principais impasses e desafios vivenciados pelos professores desta modalidade e como objetivos específicos, compreender as especificidades da EJA a partir da pesquisa documental e da legislação; conhecer mais sobre o perfil dos sujeitos (professor e aluno) e; identificar aspectos da prática pedagógica que necessitam de intervenção. As metodologias de pesquisa que subsidiaram os estudos sobre a EJA foram: documental, que propiciou a análise do Projeto Político Pedagógico, Regimento Escolar e Plano Curricular; bibliográfica, constituída a partir da leitura de artigos e teses sobre o assunto em questão com destaque para os autores Cury, Di Pierro e Soares; de campo, que comportou o uso de entrevistas estruturadas destinadas aos docentes, e questionários direcionados aos discentes; com observação participante, realizada de agosto a dezembro de 2011 em uma escola municipal do interior de MG que atende ao Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e às séries iniciais de EJA. A realização da pesquisa permitiu levantar as maiores dificuldades apresentadas e evidenciar as demandas dos docentes que atuam na EJA, dentre as quais, destacam-se: a falta de capacitação docente e material didático específico para a EJA, a evasão e a necessidade de adaptar os documentos norteadores do trabalho pedagógico às especificidades do público atendido. Enfim, os resultados apontaram que os principais impasses e desafios vivenciados na EJA acontecem por ainda não se respeitar as especificidades da modalidade de ensino. Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Impasses. Desafios.

Downloads

Publicado

2013-10-21

Edição

Seção

GT1: Estado e Políticas Educacionais