DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM SAÚDE E INCLUSÃO: CAMPO DE ATUAÇÃO DOCENTE E DISCENTE

Autores

  • Juliana Aporta Gaspar UFU
  • Mônica Camargo Sopelete UFU

Resumo

O presente trabalho procura apontar o desenvolvimento de podcast e blog como forma de educação e divulgação científica a respeito dos temas alergia e leite materno. A partir da criação de blogs e da produção de episódios em podcast, o trabalho tem como objetivo apresentar alternativas para facilitar o ensino e a aprendizagem no meio acadêmico e na comunidade em geral por proporcionar a divulgação científica dos temas propostos. A tecnologia de podcast permite a disseminação de conteúdos sonoros via internet, que podem ser acessados de qualquer lugar a qualquer momento. Esse recurso promove maior interatividade, além de auxiliar na aprendizagem on-line. Através da tradução e adaptação de artigos científicos nos temas alergia e leite materno, os blogs Alergocast e Imunocast foram criados e desenvolvidos. Com a criação dos nomes, slogans, logos e vinhetas, o trabalho ganhou forma e identidade, fator que facilita sua disseminação e divulgação. Além disso, episódios em podcast, publicados e divulgados também em mídias sociais como Facebook podem constituir recursos facilitadores da divulgação e acesso dos usuários. A acessibilidade é uma maneira de oferecer facilidades para a vivência de todos, principalmente das pessoas com deficiências. A acessibilidade pode ser complementada a partir de recursos tecnológicos que auxiliam seu funcionamento, entre eles, o podcast. O trabalho pretende mostrar o desenvolvimento e discussão do uso do podcast como divulgação científica para a universidade e o público em geral, em especial para pessoas com baixa acuidade visual. Palavras-chave: Divulgação científica. Educação. Tecnologias de informação e comunicação.

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Publicado

2013-10-22