TRABALHO DOCENTE: DIFICULDADES APONTADAS PELOS PROFESSORES NO USO DAS TECNOLOGIAS
Resumo
O uso das tecnologias ainda se apresenta como um desafio para muitos professores no desenvolvimento do trabalho docente. Questionamentos e reflexões sobre quais são os reais potenciais educativos das tecnologias para o processo ensino e aprendizagem, e de que forma elas podem influenciar as ações pedagógicas, estão presentes nas pesquisas educacionais. Neste sentido, este artigo tem como objetivo apresentar dificuldades apontadas por parte dos professores no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC no trabalho docente. A pesquisa foi desenvolvida com 20 professores do Ensino Superior, na cidade de Uberaba, estado de Minas Gerais. A metodologia constitui-se de revisão de literatura e aplicação de um questionário. Os resultados apresentam diante das respostas dos professores que as dificuldades mais frequentes são: falta de domínio das tecnologias; número de aulas e quantidade de conteúdo a ser trabalho e receio por parte dos professores de não corresponder às expectativas dos alunos. E apontam também que o professor precisa vencer o receio de usar as tecnologias em seu trabalho docente e terá que ser responsável por esta ruptura paradigmática a partir da mudança do próprio comportamento. Pois, somente mediante esta mudança as dificuldades aqui apresentadas e muitas outras que possam surgir serão superadas permitindo a utilização dos potenciais educativos das TIC. Palavras Chaves: Trabalho docente. Tecnologias e Educação. Tecnologias-Uso. Tecnologias de Informação e Comunicação.Downloads
Publicado
2013-10-22
Edição
Seção
GT2: Trabalho Docente