APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUA INFLUÊNCIA NO CURSO DE AMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO EM REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
Resumo
Este trabalho trata-se de uma pesquisa de Mestrado em andamento, tem como foco a percepção dos alunos de um Curso de Administração sobre aprendizagem da matemática na educação básica e sua influência no desempenho acadêmico. Utiliza dados quantitativos, mas caracteriza-se por uma abordagem qualitativa com caráter descritivo. O objetivo geral é identificar e analisar as Representações Sociais que os alunos iniciantes do curso de Administração de uma universidade mineira, construíram sobre a aprendizagem da Matemática durante a formação básica e sua influência na formação acadêmica. Tomamos como referencial teórico-metodológico, para coleta e análise dos dados obtidos, a Teoria das Representações Sociais. Nos procedimentos de coleta de dados serão incluídos a aplicação de questionário; técnica de associação livre de palavras, e, se for necessário, entrevistas. Os dados coletados serão analisados com o auxílio da subteoria do Núcleo Central, tratados pelo software EVOC. Utilizaremos para orientar o processo de categorização das respostas das questões abertas e das transcrições das entrevistas, a análise de conteúdo de Bardin. Nesse primeiro momento apresentamos alguns resultados da pesquisa bibliográfica sobre: Teoria das Representações Sociais, a aprendizagem da Matemática e as práticas pedagógicas, expressas na forma como os professores interagem com os alunos, utilizam as estratégias de ensino e avaliam. Esperamos que esta pesquisa, ao identificarmos as Representações Sociais dos alunos acerca da aprendizagem Matemática, permita familiarizar significados construídos por eles e, a partir disso, contribuir com discussões e reflexões para a melhoria da qualidade da educação no que diz respeito à formação e profissionalização do docente. Palavras-chave: Representações Sociais. Aprendizagem da Matemática. Práticas pedagógicas.Downloads
Publicado
2013-10-22
Edição
Seção
GT3: Ensino Superior